Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Foi com o ronco dos motores do trailer de Ferrari que Vinicius Pagin, diretor-geral da Diamond Films, abriu a apresentação do seu line-up nesta quinta-feira, 5, na 10ª Expocine, em São Paulo.
Exibido pela primeira vez em agosto, em Veneza, o longa de Michael Mann estrelado por Adam Driver e Penélope Cruz é um dos dez títulos destacados pela distribuidora já com a chancela das mais recentes edições dos principais festivais internacionais.
Para o lançamento do longa no Brasil, em 8 de fevereiro, Pagin aposta na popularidade da marca de automóveis e na presença verde-amarela de Gabriel Leone como um dos pilotos da escuderia italiana.
O catálogo apresentado pela Diamond deu destaque também a Segredos de um escândalo, de Todd Haynes, com Natalie Portman e Julianne Moore. O longa, que ocupou o tapete vermelho em Cannes e teve seu trailer divulgado na Expocine, chega às salas em 18 de janeiro com cópias legendadas e dubladas.
Pouco depois, em 22/2, é a vez de o próprio vencedor do festival francês brilhar. Trata-se de Anatomia de uma queda, de Justine Triet. “É um filme de tribunal diferente do que estamos acostumados a ver”, avalia o distribuidor, ressaltando a atuação da alemã Sandra Hüller (Toni Erdmann) como protagonista.
A atriz figura em mais um produto da casa, com estreia prevista para 29 de fevereiro. Zona de interesse, de Jonathan Glazer, venceu o Grande Prêmio de Cannes e vai representar o Reino Unido na luta pelo Oscar de melhor filme internacional.
Ele chega ao mercado com a assinatura da produtora A24, vencedora de sete prêmios da Academia neste ano com Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo. Ao retratar o bucólico cotidiano de uma família vizinha ao campo de concentração de Auschwitz, durante o Holocausto, o filme vem provocando forte impacto na imprensa no exterior.
Outro título da Diamond com pé nos festivais é Uma vida. Exibido em Toronto, o longa põe Anthony Hopkins na pele de Nicholas Winton (1909-2015), britânico responsável por evacuar mais de 600 crianças da antiga Tchecoslováquia após a ocupação do país pelos nazistas, em 1939, evitando a deportação delas a campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. O filme estreia em 7 de março.
Na sequência, no dia 21 do mesmo mês, vem O sabor da vida, representante da França no Oscar, que rendeu o prêmio de melhor direção a Tran Anh Hung em Cannes com um romance de época entre um chef e uma cozinheira interpretada por Juliette Binoche.
A lista de outros “filmes de prestígio”, segundo Pagin, inclui The movie teller, A garota da vez, Poolman, Knox goes away, Ezra, Dogman e Assassinos por acaso - apenas as datas dos dois últimos foram reveladas, respectivamente, para 4 de janeiro e 16 de maio.
Conhecida por seu arsenal diversificado, a Diamond também abriu espaço no painel para produções de apelo popular, a começar pelos maiores sucessos da casa: os títulos de terror. É o caso de Fale comigo, lançado em agosto e celebrado pelo diretor-geral por ter gerado a segunda maior bilheteria da distribuidora, com mais de 770 mil ingressos vendidos.
A nova safra terá O jogo da invocação, agendado para 30 de novembro, A maldição do Queen Mary, em 28 de dezembro, e Immaculate, estrelado por Sydney Sweeney. Ainda sem título em português, o filme está previsto para 18 de abril e é a grande aposta do gênero para 2024.
Outro gênero com espaço garantido no próximo ano é a ação, com Beekeeper - Rede de vingança, agendado para 11/1. Puxado por Jason Statham, o filme foi comparado por Pagin a títulos como O protetor e John Wick. Também está no radar, sem data de estreia, Better man, cinebiografia musical sobre o cantor Robbie Williams.
Enquanto não chega a hora de esses títulos ocuparem as telas, o diretor-geral da Diamond investiu na divulgação dos lançamentos das próximas semanas. A comédia Blackberry entra em cartaz já neste 12 de outubro retratando o apogeu e a queda da empresa criadora do primeiro aparelho celular com teclado.
Em 26/10, estreia Hypnotic - Ameaça Invisível. Misto de ação e suspense, o filme dirigido por Robert Rodriguez coloca Ben Affleck para contracenar em pé de igualdade com Alice Braga. A presença da brasileira reconfigurou as ações de marketing do longa no Brasil, onde o rosto da atriz passa a estampar pôsteres e demais materiais promocionais. “Mudamos todas as artes e a comunicação do filme para dar o destaque que ela merece”, pontuou Pagin.
© Filme B - Direitos reservados