Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Uma seleção dos melhores filmes de 2016 abre a programação do ano no CCBB do Rio. É a mostra Melhores Filmes do Ano, de 18 de janeiro a 6 de fevereiro. A seleção é feita pela Associação dos Críticos de Cinema do Rio (ACCRJ).
Serão exibidos, entre outros, o francês Elle, de Paul Verhoeven, que rendeu a Isabelle Huppert o Globo de Ouro de melhor atriz (eleito o melhor filme estrangeiro do ano) e Aquarius, de Kleber Mendonça Filho (escolhido o melhor nacional).
A seleção inclui ainda pouco visto O cavalo de Turim, do húngaro Béla Tarr – produzido em 2011, mas só lançado no Brasil cinco anos depois; O filho de Saul, vencedor do Oscar de filme estrangeiro; e o chinês As montanhas se separam, de Jia Zhang-Ke.
Três personalidades que morreram em 2016 serão homenageadas: o crítico José Carlos Avellar – com publicação no catálogo de seu texto sobre o filme de Zhang-ke –, o iraniano Abbas Kiarostami (com a exibição de Cópia Fiel) e Hector Babenco (Meu amigo hindu). O produtor carioca Cavi Borges também recebe homenagem.
Ao longo da mostra, acontecem vários debates com diretores, atores e críticos membros da ACCRJ. Entre os confirmados, a atriz Bianca Comparato (da série 3%, do Netflix), a cineasta Petra Costa (Olmo e a gaivota) e Julia Rezende (Um namorado para minha mulher).
© Filme B - Direitos reservados