Halloween pode prejudicar estreias nos EUA

Halloween pode prejudicar estreias nos EUA

Thiago Stivaletti
28 out 15

Imagem destaque

Divulgação

Bradley Cooper em Pegando fogo

Um mau presságio assombra as bilheterias americanas no próximo fim de semana: este ano, o tradicional feriado do Halloween, no qual os americanos costumam sair de casa para diversos programas menos o cinema, cai neste sábado, tradicionalmente o dia mais forte do box office.

O fator Halloween pode atrapalhar os dois grandes lançamentos da semana. O primeiro é Pegando fogo (Weinstein), misto de comédia e romance em que Bradley Cooper vive um chef de cozinha que arruinou a carreira com seu temperamento e o vício em drogas, e decide voltar à ativa fazendo um restaurante ganhar três estrelas no Michelin.

O elenco de peso ainda tem Emma Thomspon, Uma Thurman, Sienna Miller, o francês Omar Sy e o alemão Daniel Bruhl. O longa deve abrir em cerca de 2.400 complexos nos EUA, e os sites especializados preveem US$ 9 milhões neste fim de semana. No Brasil, o longa estreia no dia 3 de dezembro via Paris.

Bullock na Bolívia

Outra grande estreia da semana é Especialista em crise (Warner), comédia política em que Sandra Bullock vive uma consultora de campanhas que é enviada à Bolívia para ajudar a eleger um candidato e tem que enfrentar um antigo rival (Billy Bob Thornton). Com lançamento em cerca de 2.200 cinemas e previsão de US$ 7,5 milhões na abertura, o longa deve ter uma das aberturas menos lucrativas da atriz desde o romance No amor e na guerra (1996). Especialista em crise estreia em março de 2016 no Brasil.

Também nesta sexta, a Paramount lança num amplo circuito não divulgado a comédia adolescente Como sobreviver a um ataque zumbi. Depois de Atividade Paranormal 5, este será o segundo longa do acordo que o estúdio fez com a AMC, segundo maior exibidor dos EUA, para testar uma janela mais curta entre cinema e VoD. Segundo o acordo, quando o circuito do longa cair para menos de 300 salas, a Paramount pode lançá-lo no home entertainment – DVD e serviços de VoD. Como compensação, uma parcela desses novos ganhos será dividida com os exibidores. Boicotado por outras três grandes exibidoras, Atividade teve sua bilheteria prejudicada, o que pode ser repetir agora com o novo filme. Como sobreviver... estreia dia 12 de novembro no Brasil.

+Paramount testa janela curta de exibição

Entre os lançamentos restritos desta semana nos EUA, está o francês Love, de Gaspar Noé, com cenas de sexo em 3D, exibido no último Festival de Cannes e já lançado no Brasil.