Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Um mau presságio assombra as bilheterias americanas no próximo fim de semana: este ano, o tradicional feriado do Halloween, no qual os americanos costumam sair de casa para diversos programas menos o cinema, cai neste sábado, tradicionalmente o dia mais forte do box office.
O fator Halloween pode atrapalhar os dois grandes lançamentos da semana. O primeiro é Pegando fogo (Weinstein), misto de comédia e romance em que Bradley Cooper vive um chef de cozinha que arruinou a carreira com seu temperamento e o vício em drogas, e decide voltar à ativa fazendo um restaurante ganhar três estrelas no Michelin.
O elenco de peso ainda tem Emma Thomspon, Uma Thurman, Sienna Miller, o francês Omar Sy e o alemão Daniel Bruhl. O longa deve abrir em cerca de 2.400 complexos nos EUA, e os sites especializados preveem US$ 9 milhões neste fim de semana. No Brasil, o longa estreia no dia 3 de dezembro via Paris.
Bullock na Bolívia
Outra grande estreia da semana é Especialista em crise (Warner), comédia política em que Sandra Bullock vive uma consultora de campanhas que é enviada à Bolívia para ajudar a eleger um candidato e tem que enfrentar um antigo rival (Billy Bob Thornton). Com lançamento em cerca de 2.200 cinemas e previsão de US$ 7,5 milhões na abertura, o longa deve ter uma das aberturas menos lucrativas da atriz desde o romance No amor e na guerra (1996). Especialista em crise estreia em março de 2016 no Brasil.
Também nesta sexta, a Paramount lança num amplo circuito não divulgado a comédia adolescente Como sobreviver a um ataque zumbi. Depois de Atividade Paranormal 5, este será o segundo longa do acordo que o estúdio fez com a AMC, segundo maior exibidor dos EUA, para testar uma janela mais curta entre cinema e VoD. Segundo o acordo, quando o circuito do longa cair para menos de 300 salas, a Paramount pode lançá-lo no home entertainment – DVD e serviços de VoD. Como compensação, uma parcela desses novos ganhos será dividida com os exibidores. Boicotado por outras três grandes exibidoras, Atividade teve sua bilheteria prejudicada, o que pode ser repetir agora com o novo filme. Como sobreviver... estreia dia 12 de novembro no Brasil.
+Paramount testa janela curta de exibição
Entre os lançamentos restritos desta semana nos EUA, está o francês Love, de Gaspar Noé, com cenas de sexo em 3D, exibido no último Festival de Cannes e já lançado no Brasil.
© Filme B - Direitos reservados