Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Conhecido por uma obra poética, musical e muitas vezes homoerótica, o cineasta inglês Derek Jarman é o tema de uma mostra que a Caixa Belas Artes de São Paulo exibe, entre os dias 19 de maio e 1º de junho. Estão na programação 26 vídeoclipes, filmes experimentais, longas, médias e curtas-metragens.
Entre as produções de “Derek Jarman – Cinema é liberdade”, destacam-se Edward II (1991), parte de uma adaptação contemporânea do drama de Christopher Marlowe sobre o monarca inglês e sua relação com o conde Piers Gaveston; Sebastiane (1976), fantasia militar em torno de São Sebastião, ambientada na Roma do Imperador Diocleciano, com trilha-sonora original de Brian Eno; e o obscuro Caravaggio (1986), premiada ficção biográfica sobre o pintor do barroco italiano.
Os especialistas Cecilia Mello, professora da ECA-USP, e Luiz Andreghetto, professor e artista visual, são presenças confirmadas para as palestras. Já o debate em torno da obra do diretor ficará por conta de Christian Borges, da USP, e Pedro Tinen, da UNICAMP.
A mostra chega a sua segunda edição, depois de passar por Recife em 2014. A programação completa está disponível no site do evento.
© Filme B - Direitos reservados