Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Os países da União Europeia venderam 994 milhões de ingressos em 2016, uma alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Na Europa inteira, incluindo os estados não membros, 1,27 bilhão de espectadores encheram as salas de cinema no período, um recorde das últimas décadas. Os dados, ainda estimados, foram divulgados pelo Observatório Europeu do Audiovisual hoje, dia 10, durante o Festival de Berlim.
Houve alta na venda de ingressos em 19 dos 24 países da comunidade. Em números absolutos, França (212,7 milhões de pagantes) liderou em público, com o Reino Unido (168,3 milhões) em seguida.
O mercado francês está na lista dos países ascendentes, com 3,6% a mais de ingressos em 2016. Também subiram Polônia (16,6%), Espanha (7,5%) e Itália (5,4%). Fora da UE, tiveram alta Rússia (9,6%) e Noruega (9%), que obteve sua melhor marca em 40 anos, com 13,1 milhões de bilhetes.
Quedas na Alemanha e Reino Unido
Entre os países da UE em queda de frequência aos cinemas estão a Alemanha, que encolheu 13%, e o Reino Unido, com 2,1% a menos. À parte do bloco, a Turquia também sofreu um abalo, pelo segundo ano, com decréscimo de 3,6%.
O Observatório não divulgou números isolados de cada filme do top, mas, segundo o relatório, Pets – A vida secreta dos bichos (Universal) liderou as bilheterias no continente, seguido por um trio da Disney: Procurando Dory, Mogli – O menino lobo e Zootopia – Essa cidade é o bicho.
Em relação aos filmes locais, 11 mercados tiveram crescimento de market share. Dos países da UE, a França segue com a detentora de maior fatia dos nacionais, com 35,3%, embora tenha sofrido uma pequena retração (dos 35,5% de 2015). Os lançamentos italianos, com 28,7%, tiveram ganho em relação ao ano anterior (21,4%), graças ao sucesso da comédia Funcionário do mês. Entre os estados não membros, a Turquia impressiona, com 53,4%.
© Filme B - Direitos reservados