Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Disney divulgou ontem, dia 5, as datas e sinopses de suas estreias nos cinemas americanos em 2016. A major, que ainda comemora os resultados superlativos de Star Wars – O despertar da força, repete este ano sua estratégia de investir em poucos lançamentos, mas cercados de expectativa e alavancados por campanhas de peso. A lista de 12 títulos inclui o aguardado Rogue One: A Star Wars story, além de novidades da Marvel e Pixar. Quase todos têm data prevista no Brasil, mas a divulgação do calendário atualizado dos EUA deve influir também nas estreias por aqui (confira as atualizações na seção Calendário de Estreias).
Confira o cronograma americano:
- Horas decisivas (29 de janeiro), de Craig Gillespie, com Chris Pine. Drama de ação sobre um guarda costeiro que enfrenta um resgate difícil. Baseado em história real.
- Mogli, o menino lobo (15 de abril), de John Favreau, com Idris Elba e Scarlett Johansson. Adaptação live-action do desenho de 1967.
- Capitão América – Guerra civil (16 de maio), de Joe e Anthony Russo, com Chris Evans, Scarlet Johansson e Robert Downey Jr. Capitão América e Homem de Ferro se enfrentam no novo filme da franquia Os Vingadores.
- Alice através do espelho (27 de maio), de James Bobin, com Mia Wasikowska e Johnny Depp. Nova aventura live-action da personagem de Lewis Carroll, que pretende repetir o sucesso da versão de Tim Burton, em 2010.
- Procurando Dory (17 de junho), de Andrew Stanton. A cultuada peixe Dory, de Procurando Nemo, da Pixar, ganha uma animação própria.
- O bom gigante amigo (1º de julho), de Steven Spielberg, com Rebecca Hall e Bill Hader. Mistura de live-action e animação, a história juvenil é adaptada da obra de Roald Dahl (A fantástica fábrica de chocolate).
- Pete’s dragon (12 de agosto), de David Lowery, com Bryce Dallas Howard e Robert Redford. Remake de Meu amigo o dragão, mistura de animação e live-action de 1977.
- Queen of Katwe (outono americano), de Mira Nair, com Lupita Nyong’o. História original sobre uma ugandense que se torna campeã de xadrez.
- Doutor Estranho (4 de novembro), de Scott Dericksson, com Rachel McAdams e Benedict Cumberbatch. Segundo lançamento derivado dos quadrinhos da Marvel no ano. O protagonista descobre ter poderes incríveis depois de um acidente.
- Moana (23 de novembro), de Ron Clements e John Musker. Animação musical da Pixar passada em uma ilha da Oceania.
- Rogue One (16 de dezembro), de Gareth Edwards, com Felicity Jones e Diego Luna. Spin-off da franquia de Star Wars, passado um pouco antes do filme de 1977.
- The light between oceans (sem data), de Derek Cianfrance, com Michael Fassbender e Alicia Vikander. Drama sobre um casal que adota uma criança e transforma a vida de um lugar.
© Filme B - Direitos reservados