Marketing de Festa da salsicha mira no online

Marketing de Festa da salsicha mira no online

Thayz Guimarães
16 ago 16

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Divulgação

Depois de passar pelo SXSW, em março, e pela Comic-Con Internacional de San Diego, em julho, Festa da salsicha (Sony) finalmente estreou em circuito comercial – pelo menos nos Estados Unidos. Investindo em um formato de campanha digital fora do padrão, a comédia de baixo orçamento superou todas as estimativas de mercado – entre US$ 15 milhões e US$ 26 milhões – e abriu com US$ 34,2 milhões, em segundo lugar, abaixo apenas da segunda semana de Esquadrão Suicida (US$ 43,5 milhões).

Para o lançamento do filme, a Sony apostou pesado nas redes sociais Snapchat, YouTube e Twitter, numa estratégia que visava, por meio de burburinho espontâneo, conquistar os chamados millenials, ou geração internet, hoje representante da maior parcela da população mundial (entre 18 e 39 anos), mas também do extrato que menos assiste TV e frequenta cinemas.

Em geral, os estúdios dedicam 12% do orçamento de marketing de um filme para as promoções digitais, mas, no caso de Festa da Salsicha, foi alocado nada menos que metade de todo o orçamento para a campanha online. A estratégia funcionou: 54% dos ingressos vendidos no primeiro fim de semana foram para pessoas com menos de 25 anos, exatamente o tipo de consumidor que a Sony estava buscando atrair.

Uma das ações publicitárias do estúdio para o YouTube, em parceria com o BuzzFeed Food, incluiu o criador Seth Rogen pregando peças em um supermercado de Nova York, por meio de frutas, legumes e embutidos animados eletronicamente. O vídeo teve mais de 2,6 milhões de visualizações. Depois, a Sony se juntou ao Snapchat para celebrar o Dia Nacional do Cachorro-quente, permitindo que os usuários utilizassem a máscara digital de salsicha com dublagem do próprio Rogen.

No Facebook, o longa tem apostado em memes repletos de insinuação sexual, palavrões e piadas sacanas – exatamente o tipo de material que jamais seria exibido na TV, uma mídia tradicional de publicidade para o cinema.

Sátira que mistura a estética das animações clássicas com muitas pitadas de besteirol americano para narrar a saga dos alimentos de supermercado depois que são vendidos, Festa da salsicha estreia em 6 de outubro no Brasil.