Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Netflix anunciou ontem que lançará nos cinemas, durante o outono estadunidense (fim de setembro a fim de dezembro), 22 filmes. Numa época em que há uma seca nas telonas, a novidade é bem-vinda. Resta saber quantos serão lançados apenas para qualificar para o Oscar.
Uma coisa é certa: dentre eles, está a maior janela de um filme já lançado pela plataforma nos cinemas. Bardo — Falsa crônica de algumas verdades, de Alejandro Iñarrítu, terá inéditos 42 dias de intervalo entre sua chegada aos cinemas norte-americanos (4 de novembro) e sua exibição nas telinhas dos lares de todo o mundo (16 de dezembro). O longa estreia uma semana antes no México (dia 27 de novembro). Antes disso, terá sua estreia mundial no Festival de Veneza.
Ruído branco, de Noah Baumbach, adaptado do livro homônimo de 1985 de Don DeLillo, terá 35 dias de janela, chegando à Netflix dia 30 de dezembro. É o primeiro filme do diretor que não vem de um roteiro original seu.
Alguns outros têm lançamento nos cinemas confirmados, mas ainda sem data definida. É o caso de Glass Onion - Entre facas e segredos, continuação do longa quase homônimo de 2019 (chega à Netflix dia 23 de dezembro); o stop-motion Pinóquio, de Guillermo del Toro (chega à Netflix dia 9 de dezembro); e o longa que abriu o Festival de Toronto, The swimmers, drama sobre refugiados dirigido por Sally El Hosaini (chega à Netflix dia 23 de novembro). Este último entra na lista dos potenciais candidatos à temporada de premiações.
Blonde, inspirado no livro que mistura fatos e ficção da vida de Marilyn Monroe, chega aos cinemas dia 16 de setembro e, 12 dias depois, à plataforma; All quiet on the western front, escolha da Alemanha para disputar uma vaga ao Oscar, estreia nos cinemas do país e em outros mercados selecionados no dia 29 de setembro, chegando um mês depois ao streaming. O longa é inspirado no livro homônimo de 1929, que inspirou também o filme de mesmo nome que ganhou de cinco Oscars em 1931, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.
Há ainda diversos outros títulos, e a pergunta que fica é: a Netflix vai entrar na exibição física pra valer, ou apenas para qualificar seus filmes para disputar premiações? O tempo e os resultados financeiros dirão.
© Filme B - Direitos reservados