Pesquisa mapeia sucessos de baixo orçamento

Pesquisa mapeia sucessos de baixo orçamento

Redação
21 jul 16

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Divulgações

Tyson: exemplo de documentário acertado

O cinema de baixo orçamento é cheio de casos de surpreendente sucesso. Mas o quanto esses fenômenos aparentemente espontâneos são realmente regidos pelo acaso? Para tirar essa dúvida, uma pesquisa mapeou os longas com orçamentos entre US$ 500 mil e US$ 3 milhões que se destacaram da multidão nos últimos cinco anos. O resultado aponta para alguns perfis queridinhos do público, como o horror de argumento simples e eficaz, o documentário biográfico e o drama com boa acolhida da crítica.

O levantamento foi conduzido pelo consultor da indústria Stephen Follows e o fundador do site The Numbers, Bruce Nash, e publicado no site do American Film Market. Os dois analistas partiram de um total de 3 mil para filtrar os títulos de orçamento reduzido e lucro alto – pelo menos US$ 10 milhões para os produtores, já descontados os 30% dos distribuidores. Foi levada em conta a arrecadação de toda a carreira das produções, incluindo não apenas os ingressos vendidos como as receitas de home video, TV e novas mídias.

Desse funil, sobrou um total de 63 filmes, que foram divididos em perfis distintos. Cada um foi analisado minuciosamente para determinar que fatores em comum foram mais determinantes para seu sucesso, tanto dentro dos Estados Unidos como fora (com variações relevantes nesse equilíbrio “renda doméstico vs internacional”). Confira abaixo os principais tipos de produção destacados pela pesquisa:

Filmes de terror com proposta clara. Exemplos: Sobrenatural, Atividade paranormal 2, Filha do mal. Aqui, o ineditismo do argumento ou a clara compreensão da trama são pontos a favor. A maioria teve classificação indicativa adulta nos EUA e grande parte da arrecadação (64%) no home video. A curta duração (média de 94 minutos) também contou.

Documentários de interesse específico. Exemplos: Uma verdade inconveniente, Tyson, Tiros em Columbine. Para os pesquisadores, a maior parte dos sucessos tinha público garantido, por interesse prévio nos personagens ou assuntos, com exceções interessantes como O equilibrista e Procurando Sugar Man. O peso das críticas é outro fator dominante, sendo a média de 79 no Metascore. Uma fatia considerável de 75% da renda veio do home video.

Filmes religiosos de mensagem edificante. Exemplos: Quarto de guerra, Deus não está morto, À prova de fogo. Esses foram fenômenos locais, com 90% da renda obtida nos Estados Unidos. São filmes à prova de crítica, tanto que a média Metascore do grupo é de apenas 26. Foram lançados em bons circuitos dos EUA, uma média de 1,2 mil cinemas.

Dramas de elevado padrão artístico. Exemplos: Namorados para sempre, Fruitvale Station – A última parada, A vida dos outros. Neste caso, a nacionalidade não é determinante, tanto que metade foi produzida fora dos EUA, em países como Alemanha, Argentina e França. Eles detêm a melhor média crítica, com 81 pontos no Metascore. Com a exceção de quatro, todos os outros filmes tiveram circuitos abaixo dos 300 complexos nos EUA. Indicações e estatuetas em prêmios como o Oscar e o Independent Spirit também são importantes.