Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Saiu hoje, dia 13, a lista de indicados ao prêmio que faz muita gente em Hollywood estremecer em vez de palpitar: o Framboesa de Ouro, dedicado às produções mais infames da temporada. Cinquenta tons de cinza lidera o time dos “desomenageados”, concorrendo em seis categorias, incluindo pior diretor (Sam Taylor-Johnson), ator (Jamie Dornan) e atriz (Dakota Johnson).
A categoria de mais peso do Golden Raspberry Awards (ou Razzie, como é apelidado em inglês), a de pior filme, traz, além do romance pornô-soft, a conturbada nova versão de Quarteto Fantástico, a ficção científica feérica O destino de Júpiter, dos irmãos Wachowski, e as comédias Pixels e Segurança de shopping 2.
Entre os atores indicados, estão Johnny Depp (Mortdecai – A arte da trapaça), Dornan, Kevin James (Segurança de shopping 2), Channing Tatum (O destino de Júpiter) e Adam Sandler, duplamente lembrado por Pixels e Trocando os pés.
Além de Dakota, as atrizes mais desprezadas pelos jurados nesta edição foram Katherine Heigl (Home sweet hell), Mila Kunis (O destino de Júpiter), Jennifer Lopez (O garoto da sala ao lado), Gwyneth Paltrow (Mortdecai).
Como de costume, a premiação deste ano também tem uma categoria talhada para tirar sarro dos concorrentes. Melhor combo traz concorrentes como Johnny Depp e seu bigode, em Mortdecai, e Adam Sandler e seu par de sapatos, em Trocando os pés. Outro troféu inusitado é o Redenção, dedicado a nomes que deram uma guinada (positiva, é preciso dizer) na carreira. Entre eles, Sylvester Stallone, por Creed – Nascido para lutar, e o diretor M. Night Shyamalan, por A visita.
Criado em 1981 pelo agente John J. B. Wilson, a paródia do Oscar tem como votantes mais de 600 nomes, entre jornalistas, cinéfilos e profissionais da indústria. Os vencedores - ou seriam perdedores? – geralmente não comparecem à premiação para receber suas framboesas, mas já houve algumas exceções, como Sandra Bullock e Halle Berry.
© Filme B - Direitos reservados