Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Ancine lançou esta semana o novo site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA. Com nova apresentação e organização do conteúdo, o novo site divide as informações por setores do audiovisual: Cinema, Televisão, Outras Mídias (que inclui vídeo doméstico e VOD) e Recursos Públicos.
O conteúdo antigo, que reunia mais de mil arquivos divididos em 90 páginas, foi simplificado para 300 arquivos classificados em apenas oito páginas. “Nosso objetivo é reunir as informações obtidas pela Ancine e em outros órgãos e deixá-las disponíveis a todos os profissionais do setor”, disse o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, no evento de apresentação do site. “É possível ver, por exemplo, o paradigma que o Fundo Setorial estabeleceu no mercado, o número de ingressos vendidos para cada filme brasileiro e checar o resultado da Lei 2.485, que definiu as horas de conteúdo brasileiro na TV paga”.
“Nosso foco é no interesse geral por dados capazes de gerar análises, e não em dados específicos”, explicou o superintendente de análise de mercado da Ancine, Alex Patez Galvão.
Através da busca, é possível checar para um mesmo filme o público final feito nos cinemas e a quantidade de exibições que já teve na TV paga – a pesquisa retorna todos os relatórios da agência nos quais o filme é citado. Na página de Cinema, é possível pesquisar por setor (parque exibidor, distribuição, produção, bilheteria).
Mapa de salas
Outra ferramenta disponibilizada pela Ancine em seu site é o Mapa de Complexos Cinematográficos, que localiza todos os cinemas comerciais em funcionamento no Brasil, os complexos fechados nos últimos meses e aqueles previstos para abrir. São 770 complexos ativos, com número de salas em funcionamento e endereço, com sistema baseado no Google Maps.
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