Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A reta final de 2022 promete agitar o circuito brasileiro. Após Adão Negro (Warner) encerrar o vácuo de blockbusters com uma abertura bem-sucedida, os próximos destaques das salas ficam com um longa infantil e um terror que estreiam em uma data estratégica: o feriado de 2 de novembro.
Lilo, Lilo, Crocodilo (Sony), chama atenção por seu desempenho internacional nas últimas duas semanas, período em que já arrecadou quase US$ 30 milhões com exibições em apenas quatro territórios — incluindo EUA. Além disso, o elenco do filme conta com o cantor Shawn Mendes dando voz ao protagonista, o que pode atrair uma base fiel de fãs.
Já A luz do demônio (Paris) pode se beneficiar da popularidade do terror entre o público brasileiro, um fator que tem proporcionado bilheterias especialmente interessantes para os filmes do gênero nos últimos meses, como Órfã 2 e Sorria.
Ainda na primeira cine-semana de novembro, outro nicho ocupa as salas: os fãs de cultura japonesa. O anime One Piece film - Red (Diamond/Galeria) ganha as primeiras sessões no dia 2, estreando oficialmente em 3 de novembro. Parte de uma franquia multimídia de grande sucesso no Brasil e no mundo, o longa já soma mais de US$ 126,5 milhões globais.
Pantera Negra é carro chefe de novembro
Um dos títulos mais aguardados do ano estreia no dia 10 de novembro: Pantera Negra - Wakanda para sempre (Disney). A superprodução é cercada por pontos positivos que aumentam a expectativa para seu desempenho. No Brasil, o primeiro filme levou cerca de 7,4 milhões de pessoas aos cinemas, e, considerando o histórico das produções Marvel, a tendência é que esse público seja ainda maior na sequência.
Além disso, um fator da trama que vem repercutindo no público é a nova identidade do super-herói após o falecimento do então Pantera, Chadwick Boseman. O mistério que cerca o protagonista do filme pode funcionar de maneira semelhante ao de Homem-Aranha - Sem volta para casa (Sony), que ganhou uma campanha orgânica com as possíveis aparições de antigos intérpretes de Peter Parker.
Internacionalmente, as previsões iniciais projetam uma abertura de cerca de US$ 175 milhões apenas nos EUA, o que garantiria a vice-liderança entre as estreias de 2022, atrás apenas de Doutor Estranho no multiverso da loucura (Disney), que captou US$ 187,4 milhões em seu primeiro fim de semana nos Estados Unidos.
Além de Pantera Negra, no mês de novembro, quem também merece atenção são as animações que estreiam no dia 24. A marca Disney é um forte atrativo para filmes infantis, e Mundo estranho mira justamente neste público. A data prevista garante ao filme a posição de principal oferta para toda a família no fim do ano — pelo menos até a chegada de Avatar 2 —, mesma posição ocupada por Encanto (Disney), que atraiu mais de 1 milhão de espectadores em 2021.
Pinóquio (O2 Play), por sua vez, terá exibição em cinemas selecionados e chega à Netflix duas semanas após estreia theatrical.
Vale notar que a abertura de ambos os filmes coincide com o primeiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, o que pode impactar os resultados iniciais. O campeonato mundial acontece até o dia 18 de dezembro, e pode se tornar uma competição à altura das salas de cinema no quesito lazer para o público.
Dezembro de Copa do Mundo e Avatar
Até os ossos (Warner), que rendeu a Luca Guadagnino (Me chame pelo seu nome), o prêmio de melhor diretor no Festival de Veneza, abre o mês de dezembro nos cinemas.
Longa natalino de ação estrelado por David Harbour (Stranger things), Noite infeliz (Universal) também chega ao circuito no dia 1º de dezembro. O filme de ação, dos mesmos produtores de John Wick, foi um dos destaques que a distribuidora apresentou aos exibidores na Expocine deste ano.
Ainda na primeira cine-semana do mês, os fãs de terror ganham uma nova opção: O menu (Disney), que chama atenção por sua aprovação de 87% no Rotten Tomatoes.
O mês conta ainda com títulos como Ela disse (Universal) e a comédia nacional Barraco de família (Synapse).
As maiores expectativas sobre as bilheterias de dezembro se concentram em um título: Avatar - O caminho da água (Disney), que estreia no dia 15 — pouco antes da final da Copa.
O longa dá sequência a um dos maiores sucessos do cinema, que, inclusive, vendeu cerca de US$ 76 milhões em ingressos pelo mundo apenas no ano de 2022, quando foi relançado, em uma campanha para aquecer o público para o novo filme. No total, desde seu lançamento, em 2009, a superprodução soma US$ 2,9 bilhões globais.
Embora ocupe três cine-semanas de 2022, a expectativa de Caminho da água é de forte contribuição para alavancar as bilheterias do ano, assim como Pantera Negra. Os dois fillmes devem reforçar o domínio de market share da Disney, e, juntos das demais ofertas, têm o potencial necessário para alcançar a estimativa de público anual da Filme B de mais que dobrar o número de ingressos vendidos em 2021, totalizando cerca de 95 milhões de espectadores.
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