Referência
no mercado de
cinema no Brasil
De janeiro a março de 2023, o que não vão faltar nos cinemas são opções para o público brasileiro. De acordo com o Calendário de Estreias da Filme B, o primeiro trimestre do ano será marcado especialmente pela diversidade de gênero, indo desde as animações para toda a família até os aguardados blockbusters, passando pelos longas da temporada de premiações.
Gato de Botas 2 - O último pedido (Universal) deu o pontapé inicial na primeira cine-semana de 2023, já mostrando uma tendência que pode perdurar ao longo do ano: a de títulos fortes coexistindo no circuito e apresentando bons desempenhos, sem haver domínio completo por parte de apenas um filme.
No próximo dia 19, por exemplo, além dos dois blockbusters já disponíveis nos cinemas, entram para o circuito M3GAN (Universal), Babilônia (Paramount) e Chef Jack (Sony) — três produções que miram públicos diferentes, e, por isso, podem conquistar resultados interessantes.
O terror M3GAN surpreendeu nos Estados Unidos ao arrecadar quase o dobro do projetado para sua abertura e conquistar 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. Vale lembrar ainda que, recentemente, Terrifier 2 (Imagem) mostrou que o desempenho do gênero em mercados internacionais vem gerando repercussão positiva entre fãs no Brasil — o que pode se repetir com o novo filme da Universal.
Na mesma data, Chef Jack (Sony) abre a leva de animações nacionais que chegam aos cinemas em 2023. Chama atenção que a produção não tem um histórico nas telonas brasileiras, e, ainda assim, seu trailer já conta com mais de 1 milhão de visualizações apenas no Youtube.
Destaque na temporada de premiações, Babilônia leva para as telas o início da indústria hollywoodiana, acompanhando a ascensão e decadência de um grupo de personagens da indústria. O elenco estrelado — Margot Robbie, Brad Pitt e Tobey Maguire, entre outros — e a direção de Damien Chazelle (La la Land - Cantando estações) podem ser atrativos para um público mais maduro.
Na semana seguinte, no dia 26, é a vez de Tár (Universal), que elevou Cate Blanchett à posição de melhor atriz no Festival de Veneza e no Globo de Ouro.
Alerta máximo (Paris) também estreia no dia 26. As sessões do longa de ação contarão com versões acessíveis — recursos de audiodescrição, legenda descritiva e libras —, assim como todo o line-up da distribuidora. Os recursos poderão ser acessados através do aplicativo Mobi Load.
O primeiro fim de semana de fevereiro promete cinemas movimentados por diferentes públicos. A começar pelos cinéfilos e interessados nos longas da temporada de premiações, que poderão conferir Os banshees de Inisherin (Disney). O longa vem com uma campanha semelhante à de Tár: a estreia foi no Festival de Veneza, onde venceu o prêmio de melhor roteiro (Martin McDonagh) e melhor ator (Colin Farrell).
Para os fãs de terror, a grande novidade do dia 2 de fevereiro será o novo filme de M. Night Shyamalan, Batem à porta (Universal), sobre uma família que é feita refém por um grupo de estranhos armados. Em apenas duas semanas, o trailer mais recente do filme no Youtube já acumula mais de 6 milhões de visualizações.
Gemini - O planeta sombrio (Paris), por sua vez, leva suspense e ação para as telonas com uma trama extraterrestre.
Ainda no dia 2 de fevereiro, as famílias também ganham nova opção no circuito: a animação O grande Mauricinho (Imagem), que acompanha as aventuras de um gato e um grupo de ratos que aplicam golpes para ganhar dinheiro fácil.
Em 9 de fevereiro, o terror volta a ser destaque com a chegada de Pearl (Cinecolor) às salas brasileiras. Esse é mais um exemplo de títulos celebrados internacionalmente — 91% no Rotten Tomatoes — que vêm ganhando a atenção do público brasileiro. O filme é parte da trilogia X, da produtora A24.
Neste mesmo dia, os cinemas brasileiros recebem também o relançamento em 3D de Titanic (Disney) e o drama Till (Universal), que deve se destacar na temporada de premiações.
Os nacionais também ganham espaço na data de 9 de fevereiro, começando com Desapega! (Imagem), uma comédia estrelada por Glória Pires e Maisa Silva.
Já para o "público família", a novidade fica por conta de Perlimps (Vitrine), nova animação de Alê Abreu (O menino e o mundo), que tem potencial para atrair não apenas famílias, mas fãs do gênero.
No dia 16 de fevereiro, o universo Marvel inicia sua jornada por 2023 com Homem-Formiga e a Vespa - Quantumania (Disney). O longa é o primeiro da fase 5 do MCU (Universo Cinematográfico Marvel), e chega aos cinemas poucos dias antes do Carnaval, o que pode impulsionar as bilheterias. Vale lembrar que, no Brasil, os longas estrelados pela dupla de super-heróis somam 6,2 milhões de ingressos vendidos.
Quem também estreia no dia 16 é o vencedor da Palma de Ouro Triângulo da tristeza (Diamond/Galeria).
No dia 23 de fevereiro, chegam dois outros longas cotados para a temporada de premiações. O primeiro deles é A baleia (California), que apresenta ao público a trama de um professor de inglês com obesidade severa que tenta se reconectar com sua filha adolescente.
O segundo é Império da luz (Warner), novo longa de Sam Mendes (1917), que aborda a conexão humana e a magia do cinema.
Entre mulheres (Universal) chega ao circuito no dia 2 de março, um pouco antes da cerimônia do Oscar — que ocorre no dia 12 do mesmo mês.
Comprado pela Mubi, Close, de Lukas Dhont, chegará primeiro às telonas brasileiras no dia 2 de março em uma parceria entre a plataforma de streaming e a distribuidora O2 Play. O longa venceu o Grand Prix no Festival de Cannes e, segundo a imprensa internacional, é um dos favoritos na categoria de melhor filme internacional no Oscar.
Quem também chega aos cinemas brasileiros em 2 de março é Creed III (Warner). A franquia soma 1,4 milhão de ingressos vendidos no Brasil, e tem seu terceiro capítulo marcado pela estreia do ator Michael B. Jordan também na direção do filme.
Em 2023, o Dia Internacional das Mulheres será marcado por um importante lançamento nacional: Meu nome é Gal (Dt/Paris). A cinebiografia de Gal Costa, que faleceu em 2022, retrata seu surgimento no cenário musical brasileiro. O lançamento em data estratégica pode atrair um forte público feminino para as salas, além de fãs da cantora e da música popular brasileira.
A configuração do Calendário de Estreias aponta para um primeiro trimestre de títulos fortes chegando ao mesmo tempo aos cinemas. E é exatamente isso que acontece no dia 9 de março: três títulos de grandes distribuidoras ganham as telonas, disputando espaço no circuito.
O primeiro deles é Pânico VI (Paramount), que dá continuidade a uma franquia que já se tornou clássica entre os fãs de terror. Apenas os últimos dois lançamentos no mercado brasileiro já somam mais de 1,7 milhão de ingressos vendidos.
A Sony leva para as salas a ficção científica 65 - Ameaça pré-histórica, estrelada por Adam Drive. O longa acompanha um astronauta que aterrissa acidentalmente em um novo planeta e descobre que não está sozinho. Apesar de não fazer parte de uma franquia, o trailer do filme chamou atenção do público, que, apenas no Youtube, somou mais de 1 milhão de visualizações.
O suspense O urso do pó branco (Universal) é o terceiro destaque do dia 9 de março. A produção é baseada em uma história real sobre a queda de um avião carregado de cocaína que acabou sendo consumida por um urso de mais de 220kg.
Esses três longas antecedem ainda a estreia de Shazam! - Fúria dos deuses (Warner), que estreia no dia 16 de março. O longa chega aos cinemas cinco meses após o último lançamento do DCEU (Universo Estendido DC) — Adão Negro (Warner), que levou mais de 4,3 milhões de pessoas aos cinemas.
O último grande lançamento do primeiro trimestre de 2023 acontece no dia 23 de março, quando os cinemas brasileiros recebem John Wick 4 - Baba Yaga (Paris). Vale lembrar que o filme foi um dos destaques da CCXP 2022, com a presença de Keanu Reeves no evento, iniciando a campanha do longa por aqui. A franquia de ação já vendeu 1,8 milhão de ingressos no Brasil.
Confira abaixo a lista completa com os principais lançamentos do primeiro trimestre de 2023. Consulte o Calendário de Estreias Filme B para demais datas.
© Filme B - Direitos reservados