Referência
no mercado de
cinema no Brasil
“Primeiro você assiste. Depois você morre”. É com este bordão e a hashtag #SamaraVoltou que a Paramount vem sacudindo a internet nas últimas semanas para a volta de uma das franquias de terror mais populares dos últimos anos, O chamado. Com estreia prevista para a próxima quinta-feira, dia 2, o terceiro capítulo chega ao circuito 14 anos depois do original e com um roteiro todo repaginado: anteriormente presa a uma fita VHS, a “maldição dos sete dias” agora irá viralizar na internet.
A expectativa é grande em torno do lançamento, que será bastante superior ao dos longas anteriores, O chamado (2003) e O chamado 2 (2005), exibidos em pouco mais de 200 salas, em uma época de circuito mais reduzido no país. De acordo com a diretora de marketing da Paramount, Luciana Falcão, O chamado 3 deve seguir o lançamento de Atividade paranormal 5 (Paramount), que vendeu 1,4 milhão de ingressos com 650 cópias em 2015.
Para isso, a distribuidora tem apostado pesado em campanha de marketing digital com público-alvo entre 12 e 24 anos, faixa etária que contempla tanto os fãs da franquia quanto adolescentes que gostam de filme de terror. “Para atingir o público jovem, que é o foco deste filme, o básico é investir em campanha digital, por isso estamos muito forte no online”, afirma Luciana.
Além da interação com o público via redes sociais, principalmente Facebook e Twitter, onde foi espalhada uma “maldição” (em formato de “corrente”), a distribuidora está com ações de mídia no aplicativo PSafe, que faz otimização de celulares e está entre os dez mais baixados no Brasil. Ao tentar rodar o antivírus, o usuário receberá um aviso que diz “Você pode se livrar do vírus, mas não vai conseguir se livrar da maldição”. No YouTube – onde o segundo trailer dublado do filme já foi visto por mais de 1,8 milhão de pessoas – skippable ads (anúncios que precedem os vídeos) alertam: “Não adianta querer me pular, você já está amaldiçoado”.
Campanha interativa
Ações especiais também estão programadas para os pontos de venda, como a cabine instalada no lobby dos cinemas New York City Center, no Rio, e no Cinemark Guarulhos. Nos fins de semana, uma atriz caracterizada (assustadoramente) como Samara passeia pela sala, vende ingresso na bilheteria e interage com o público (vídeo abaixo). “Tem quem se assuste, tem que entre na brincadeira e peça para tirar foto”, conta Luciana. “Ela é um demoniozinho querido”, diz a diretora de marketing, que já tinha testado as aparições da personagem na Comic Con Experience, em dezembro.
Mas a brincadeira não para por aí. Trinta bares do Rio e de São Paulo também foram equipados com espelhos interativos do filme, em referência ao videotape que espalha a maldição na história. Quem for ao banheiro e der aquela paradinha para conferir o visual terá uma grande surpresa (sem spoilers!).
No Rio, os espelhos estão espalhados por bares da rede Bar do Adão (Méier e Brás de Pina), Devassa (Barra da Tijuca e Centro), Botequim Itahy (Ipanema e Leblon) e outros. Já em São Paulo, eles podem ser encontrados, entre outros lugares, no Genial (Vila Madalena) e na rede Bar do Juarez (Itaim Bibi, Moema, Pinheiros e Brooklin).
Para a diretora de marketing da Paramount, o grande diferencial da campanha é ter conseguido aliar o filme à experiência do terror na realidade. “Quando você aproxima a vida [real] da sua audiência é muito melhor”, garante. “Quem não gosta de sentir medo de vez em quando?”.
Maratona e pré-estreia
No sábado, dia 28, será realizada a pré-estreia oficial do filme, com direito a maratona da franquia no Rio (Cine Odeon) e em São Paulo (Cineart Conjunto Nacional). Além da exibição dos três filmes em sequência, o evento contará com a presença ilustre de Samara (uma dublê, claro) – que estará disponível para muitos sustos e selfies –, influenciadores digitais e DJ para animar a festa do lado de fora nos intervalos.
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