A Ancine divulgou nesta quarta-feira, 28, o resultado da Chamada Pública Cinema - Desempenho Comercial 2022, que tem como base o desempenho comercial das distribuidoras brasileiras independentes.
Para o cálculo da pontuação de desempenho de cada distribuidora foi considerada a receita bruta de bilheteria nos cinemas, auferida pela exploração comercial de obras audiovisuais nos últimos quatro anos (de 2018 a 2021). As distribuidoras contempladas terão sua pontuação convertida em valor monetário, e investirão os recursos na produção de filmes para as salas de cinema.
Veja abaixo a listas das distribuidoras contempladas:
Bruno Wainer, da Downtown, por exemplo, diz já saber o destino dos R$ 13,7 milhões: a produção de quatro projetos com forte apelo comercial, na avaliação dele. Os longas, com previsão de lançamento para 2024, contam ainda com a vantagem de estarem pré-licenciados para as plataformas de streaming antes de serem filmados. São eles: Crisalida, de Cao Hamburger; Fala sério mãe 2, de Pedro Vasconcelos; Socorro, virei minha mãe, de Roberto Santucci; e Minha sogra é o capeta, de Ale Machado.