'Ainda estou aqui' faz história e recebe 3 indicações ao Oscar: melhor filme, melhor atriz e melhor filme internacional

'Ainda estou aqui' faz história e recebe 3 indicações ao Oscar: melhor filme, melhor atriz e melhor filme internacional

Taiani Mendes
23 jan 25

Imagem destaque

'Ainda estou aqui'

Em um evento histórico para o cinema brasileiro, Ainda estou aqui (Sony) entrou na lista de dez indicados ao Oscar de melhor filme. Esta é a primeira vez que uma produção nacional, falada em português, disputa a principal categoria do Academy Awards — O beijo da Mulher Aranha era uma coprodução Brasil/EUA, mas apenas o produtor norte-americano, David Weisman, foi indicado em 1986.
 
A intensificação da campanha, impulsionada ainda mais pela vitória no Globo de Ouro, deu resultado, e Fernanda Torres foi indicada ao prêmio de melhor atriz. Conforme o esperado, o drama de Walter Salles também entrou entre os cinco indicados à estatueta de melhor filme internacional. Desde Central do Brasil, há 26 anos, o Brasil não emplacava representantes nessas duas categorias.
 
No geral, os filmes com mais indicações foram Emilia Pérez (Paris), com 13, O brutalista (Universal) e Wicked (Universal), com dez cada um. Universal, Paris, Disney, Diamond, Imagem, Warner e Sony lideram o ranking das distribuidoras.
 

Seguindo os passos da mãe, Fernanda Montenegro, Torres é a segunda brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz e pode se tornar a terceira vencedora da categoria com uma atuação que não usa a língua inglesa — a primeira em português. Suas concorrentes são Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A substância). Fernandona comentou o feito no Instagram:

 
Ainda estou aqui irá disputar o prêmio de melhor filme internacional com o favorito Emilia Pérez (França-Paris Filmes), Flow (Letônia-Mares/Alpha Filmes) — que também foi indicado ao prêmio de melhor animação — A semente do fruto sagrado (Alemanha-Mares Filmes) e A garota da agulha (Dinamarca-Mubi).
 
Além de Ainda estou aqui, os títulos indicados na categoria melhor filme são Anora (Universal), O brutalista (Universal), Um completo desconhecido (Disney), Conclave (Diamond), Duna - Parte 2 (Warner), Emilia Pérez (Paris), Nickel Boys, A substância (Imagem) e Wicked (Universal).
 
O filme de Walter Salles recebeu o selo 'fresh' no Rotten Tomatoes, onde está com 95% de aprovação entre os críticos e 98% entre o público. Na véspera da indicação o drama chegou a 3,6 milhões de espectadores e R$ 78,8 milhões de renda total no país, o que deve crescer — e muito — até a cerimônia da 97ª edição do Oscar, marcada para 2 de março. O impacto também será grande na carreira internacional do filme, que estreou em 1º em Portugal, atraiu quase 100 mil pagantes na primeira semana de exibição na França — que é coprodutora do longa — e está em expansão no circuito norte-americano após registrar ótima média de público por cine em Los Angeles e Nova York.
 
A partir de hoje, a repercussão gerada pelas indicações certamente influenciará o desempenho dos filmes no mercado brasileiro. Conclave e Anora, aliás, entram em cartaz nesta quinta.
 
Confira a lista completa de indicados no link.