Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Já foi selecionada a comissão que irá escolher o filme brasileiro para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme internacional no 95º Oscar. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou ontem, 21, a lista dos 25 nomes de agentes da indústria que participarão deste processo — o maior número de pessoas reunidas neste comitê nos últimos anos.
Chama atenção também o fato de a seleção de nomes contemplar profissionais com experiências e perfis tão diversos (veja a lista ao fim do texto).
Dos 25 selecionados, 21 foram eleitos em votação entre sócias e sócios da Academia Brasileira de Cinema, enquanto quatro participantes — não necessariamente associados à Academia — foram indicados para o comitê: Cavi Borges, José Geraldo Couto, Petra Costa e Renata Almeida.
De acordo com a Academia, a presidência do comitê será decidida na próxima semana. Já a divulgação do título escolhido está prevista para ocorrer no dia 9 de setembro, antes mesmo do prazo determinado pelo Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (3 de outubro). Serão considerados os 66 longas lançados no primeiro semestre de 2022, e os outros 54 filmes nacionais previstos no calendário de estreias para chegar ao circuito até o dia 30 de novembro — prazo final de lançamento determinado pela organização do Oscar.
Este é o primeiro comitê de seleção formado na gestão de Renata Magalhães como presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Renata é produtora e participou de vários filmes de Carlos Diegues, como Quilombo, Um trem para as estrelas, Dias melhores virão, Tieta do agreste e Orfeu. Confira os nomes abaixo:
© Filme B - Direitos reservados