22º GP do Cinema Brasileiro ocorre hoje com indicados de peso e novidades na cerimônia

22º GP do Cinema Brasileiro ocorre hoje com indicados de peso e novidades na cerimônia

Redação
23 ago 23

Imagem destaque

Hoje à noite, o 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro vai revelar os vencedores da principal premiação dedicada ao audiovisual nacional. A cerimônia, que acontece na Cidade das Artes, no Rio, surge cercada de expectativa, uma vez que traz uma respeitável lista de indicados que se destacaram nas bilheterias e em festivais internacionais no ano passado.

Medida Provisória — estreia de Lázaro Ramos na direção de longas — tem o maior número de indicações (15), o que automaticamente o torna um dos favoritos. A produção disputa o troféu Grande Otelo de melhor longa-metragem com A viagem de Pedro, de Laís Bodanzky; Eduardo e Mônica, de René Sampaio; Marte Um, de Gabriel Martins; e Paloma, de Marcelo Gomes. Veja a lista de todos os indicados.

Medida Provisória tornou-se um surpreendente fenômeno de bilheteria para os padrões de um drama nacional. Estreou em abril de 2022 num modesto circuito de 194 salas, mas cresceu na opinião pública, teve o número de telas ampliado para mais de 300 e terminou a carreira com 471,6 mil ingressos vendidos — o terceiro maior público de um filme nacional em 2022, à frente até mesmo de Eduardo e Mônica (406,8 mil). Virou um case de sucesso até hoje debatido por profissionais do mercado.

Reprodução
Indicados a melhor longa-metragem

No páreo pelo maior prêmio da noite está Marte Um, que também traz um elenco majoritariamente composto por artistas negros. A trama, sobre os sonhos e desafios de uma família de Contagem (MG) em meio às turbulências causadas por um governo de extrema-direita, foi escolhida pela Academia Brasileira de Cinema, também responsável pelo Grande Prêmio, para disputar uma vaga no Oscar. Não concorreu, mas ganhou a visibilidade necessária para levar quase 100 mil de pessoas aos cinemas. A repercussão chamou a atenção da cineasta americana Ava DuVernay, que adquiriu os direitos de distribuição por meio de sua empresa Array Releasing.

Esta edição do GP do Cinema Brasileiro traz algumas novidades importantes. Desta vez, os filmes ibero-americanos foram indicados não pelos distribuidores, mas pelas academias de seus respectivos países: Chile (1976), Argentina (Argentina, 1985), Espanha (As bestas), Colômbia (La Jauría) e Portugal (Restos do vento).

"Chegar à 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro significa que somos muito mais poderosos do que poderíamos imaginar. Estarmos aqui, tendo ultrapassado tudo o que passamos nos últimos anos, significa que, certamente, dias muito melhores estão à nossa espera", diz a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

Divulgação
Cláudia Abreu e Silvio Guindane: apresentadores do GP do Cinema

Outra mudança tem a ver com as categorias de televisão. As séries de ficção passam a concorrer em uma única categoria, sem distinção para as produções independentes da TV aberta, TV Paga e OTT. E a categoria melhor longa-metragem de comédia concorrerá exclusivamente ao voto popular.

Vale chamar atenção para a seção de melhor filme internacional, marcada pelo domínio de blockbusters de Hollywood: A mulher rei, Avatar 2, Elvis, Pantera Negra 2 e Top Gun - Maverick. Também estão na disputa: 1982, do Líbano, e a comédia romântica Boa sorte, Leo Grande.

Reprodução
Melhor comédia será escolhida pelo público

A cerimônia desta noite terá homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho, direção do artista visual Batman Zavareze, roteiro de Bebeto Abrantes e apresentação de Cláudia Abreu e Silvio Guindane. E conta com o apoio da prefeitura do Rio, por meio da RioFilme — órgão que desde o ano passado vem tentando retomar o protagonismo do setor audiovisual carioca, com o lançamento de diversos editais e a revitalização do Polo Rio Cine Vídeo.

"O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro voltou para o Rio no ano passado, e é muito importante continuarmos a ter esse evento aqui na capital do audiovisual", afirma, em comunicado o prefeito Eduardo Paes, reforçando a importância do setor para a economia da cidade. "A produção audiovisual gera reflexão, mas também gera empregos, sendo uma atividade econômica muito importante nessa cidade, que tem potencial enorme de protagonismo nas telas. Para 2024, a projeção é de ultrapassarmos a quantidade de 8 mil diárias de filmagem autorizadas na cidade."