Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Sob a temática soft power, o Rio2C retorna em formato totalmente presencial entre 11 e 16 de abril, na Cidade das Artes. Estão previstos mais de 500 painéis, muitos dos quais ainda serão divulgados. Entre as atrações, estão os criadores de Dark — série alemã fenômeno da Netflix —, o cineasta Fernando Meirelles, e Pam Kaufman, CEO e presidente para mercados internacionais da Paramount.
O conceito de soft power se traduz em uma influência indireta capaz de moldar desejos e preferências através da cultura, valores políticos e políticas externas. Segundo Ana Cecília, curadora de audiovisual do evento, o tema nasceu a partir da percepção de que não "existem mais fronteiras no audiovisual".
"O soft power se reflete na forma como indústrias coletivas colaboram para influenciar outras indústrias, e o audiovisual detém um papel fundamental nesse processo", diz Ana, à Filme B.
Uma das principais mesas voltadas ao audiovisual será "O futuro do cinema e a relação com o consumidor", que vai abordar o setor a partir dos impactos da pandemia e da popularização do streaming — um dos temas mais latentes do mercado atualmente. O painel terá presença de Patrícia Cotta, diretora de marketing da Kinoplex, Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony, Paulo Samia, CEO do UOL, e Iafa Britz, sócia da Migdal Filmes, além da moderação de Patrícia Kamitsuji, executiva especialista em entretenimento, distribuição, produção e exibição.
"Dentro da temática do soft power, tentamos permear a programação em três pilares: identidade, credibilidade e familiaridade", diz Daniel, um dos curadores de audiovisual do Rio2C. "A regulamentação do VoD, por exemplo, está dentro da discussão."
"É preciso reforçar que a cultura não é só importante em termos de mercado, mas também como mecanismo de influência em outras culturas", acrescenta Ana Cecília. "A gente pode levar a imagem do Brasil a outros lugares de forma edificante."
Dedicado à realização de negócios na indústria criativa, o Mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais nos setores de audiovisual, inovação e música a cada edição. A programação completa — dedicada a profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual — pode ser conferida no site.
© Filme B - Direitos reservados