Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Justiça adiou a decisão que pode definir o futuro do Estação NET Rio.
Estava marcada para hoje a retomada do processo movido pelo Grupo Severiano Ribeiro (GSR) contra o Grupo Estação, que deve cerca de R$ 1,2 milhão ao GSR, proprietário do imóvel. O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), no entanto, retirou o assunto da pauta do dia. Ainda não há uma nova data prevista. É a segunda vez que a sessão é adiada, já que, em abril deste ano, partiu do TJ-RJ uma suspensão para análise do mérito.
O adiamento dá sobrevida ao tradicional complexo de rua situado em Botafogo, sede de várias mostras e festivais desde os anos 1990, e hoje ameaçado de despejo. Ontem, dezenas de cinéfilos e profissionais do audiovisual fizeram um ato simbólico no saguão do cinema em defesa do Estação NET Rio.
"Se este cinema fechar, infelizmente o Estação todo acaba, todas as salas, todos filmes que só passam aqui, todos os encontros, toda a história. Não terão mais condição financeira de sobreviver", afirmou, em nota, o Grupo Estação, acrescentando que ainda existe o desejo de negociar a dívida.
O processo é movido desde 2020, e hoje corre em segunda instância.
© Filme B - Direitos reservados