Mercado reage ao trimestre da Netflix

Mercado reage ao trimestre da Netflix

Redação
20 jul 22

Após sofrer a primeira queda desde sua criação, no fechamento do primeiro trimestre deste ano, a Netflix disse a seus acionistas e ao mercado como um todo que sofreria outra perda no segundo trimestre, desta vez de 2 milhões de assinantes. Com o fechamento do segundo trimestre, a queda foi bem menor que o esperado, com a empresa perdendo “apenas” 970 mil assinantes. Além disso, a Netflix disse, ainda, que o terceiro trimestre será de alta de cerca de um milhão de novas assinaturas. 

O resultado disso tudo no mercado foi que os outros serviços de streaming viram suas ações subirem. Disney, Paramount, Warner e Discovery beneficiaram-se, por tabela, do resultado melhor que o esperado da Netflix, cujas ações subiram 6% durante o anúncio do fechamento e 7% nas horas subsequentes. Na manhã do dia seguinte, porém, a alta das ações já era menor: 1,4%.

A maior plataforma de streaming do mundo (220,6 milhões de assinantes globais hoje) revelou ainda que deve manter seus investimentos em conteúdo em US$ 17 bilhões anuais fixos, sem especificar, porém, por quantos anos os manterá assim.

Analistas discutem futuro

O lançamento de um plano mais barato, com anúncios, que ocorrerá no início do ano que vem, também atrai os olhos do mercado para a Netflix. Porém, alguns temem que isso possa, ao invés de atrair novos assinantes, diminuir a receita, fazendo com que assinantes do plano sem anúncios migrem para o mais barato, com anúncios.

O tom geral entre os analistas é de que, apesar do alívio deste trimestre e da projeção de crescimento para o próximo, os números ainda levarão algum tempo (até 2023, pelo menos) para voltar a subir de maneira mais concreta. Sobre o tamanho do crescimento, as opiniões variam. 

Há um temor de que a estabilização dos gastos em conteúdo faça a empresa ficar para trás na competição com as outras plataformas, que estão investindo cada vez mais. Por outro lado, isso melhora consideravelmente o fluxo de caixa.

Uma unanimidade no mercado é que os investimentos precisam, agora, ser alocados com mais cuidado e precisão, com mais foco na qualidade que na quantidade.