Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, nesta manhã, a RioFilme e a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciaram um fomento de valor inédito na história da cidade. Em 2022, R$ 55,25 milhões serão destinados ao desenvolvimento do audiovisual carioca.
Participaram da cerimônia Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública; Eduardo Vieira, presidente da RioFilme; e Eduardo Paes, prefeito da cidade. Na plateia, profissionais consagrados do audiovisual do Rio comemoraram o anúncio, que, além do alto valor, veio acompanhado de um detalhado plano de ação e de um resumo dos resultados de 2021.
Vamos começar pelo que ficou de 2021: foram R$ 20 milhões investidos em 70 projetos audiovisuais, além da atração de R$ 48 milhões adicionais em investimentos para a cidade. Devido às políticas de ação afirmativa, 77,4% dos projetos do ano passado foram de produtoras, diretoras ou roteiristas mulheres; 41,5% foram de produtores, diretores ou roteiristas negros, transgêneros, indígenas ou pessoa com deficiência; e 26,5% das empresas proponentes têm suas sedes na Zona Norte ou Oeste do Rio – excluindo-se Tijuca, Barra da Tijuca e Recreio.
Cash rebate e outras novidades na Rio Film Commission
Além disso, houve a desburocratização do processo de autorização de filmagens junto à Rio Film Commission e modernização do site do departamento. Vieira, presidente da RioFilme, revelou que já foram 1292 diárias autorizadas em 2022. A Rio Film Commission implantará, assim como já existe em outras cidades e países, o mecanismo de cash rebate, quando uma fatia do valor investido por uma produção estrangeira ou de fora da cidade é devolvida pela prefeitura para os investidores. No Rio, o percentual será de 30%, podendo chegar a 35% se a obra incluir a cidade em sua narrativa. Outra novidade do departamento é que haverá um balcão de atendimento exclusivo para a filmagem estrangeira, e a presença da RioFilme em eventos internacionais será mais frequente.
Os objetivo para este ano são:
Atração de investimentos para a cidade
Criação do Distrito Criativo Carioca – Desburocratização do processo de filmagens em áreas públicas; possível criação de incentivos fiscais; estímulo à organização de serviços públicos e privados dedicados à indústria criativa (estúdios, locação de equipamentos, rede hoteleira, serviços de apoio, telecomunicações, etc)
Ampliação do Programa CineCarioca
Apoio à formação e inclusão de novos profissionais de acordo com as demandas do mercado, com parceria com instituições de ensino e editais voltados a esse objetivo
Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2022: R$ 13 milhões para complementação e produção de longas; R$ 3 milhões para distribuição de filmes em parceria com distribuidoras brasileiras; R$ 280 mil para apoiar a participação de cariocas em eventos internacionais; R$ 15 milhões para implantação do cash rebate; R$ 3 milhões para desenvolvimento de projetos de filmes e séries, para cinema, TV e streaming; R$ 2,7 milhões para produção de filmes e séries documentais para cinema, TV e streaming; R$ 600 mil para produção de novas temporadas de webséries; R$ 760 mil para desenvolvimento de protótipos de produção de jogos eletrônicos; R$ 4,1 milhões para apoiar mostras e festivais que sejam realizados no Rio; R$ 500 mil para ações locais; R$ 1,12 milhão para produção de curtas; e, finalmente, R$ 900 mil para a formação e inclusão de novos profissionais no setor.
Eduardo Paes aproveitou a cerimônia para lamentar os ataques que a cultura vem sofrendo sob o governo do atual presidente, Jair Bolsonaro, e garantiu que, sob sua administração, o audiovisual terá a devida importância. “Não só por amor às obras que vocês produzem, mas também pela geração de empregos, por tudo que gera economicamente. Vocês são um setor econômico vital para nossa cidade", disse, sob aplausos. E completou: "Não há lugar melhor que o Rio para essa indústria sem chaminé que vocês representam”.
O político também lembrou que a revitalização do Polo Rio Cine Vídeo, que será feita pela Quanta, como noticiamos anteriormente, é demanda antiga: “Desde a época em que eu era sub prefeito de Jacarepaguá, em 1993, me pediam isso”.
Paes sugeriu que um projeto semelhante ao do Polo Rio Cine Vídeo pode ser realizado com o IBC (International Broadcast Center), estrutura criada para transmissão dos jogos olímpicos na Barra da Tijuca que, feitas as devidas adaptações, poderia ser transformada para atender a produção audiovisual.
Cronograma
Para os interessados, o cronograma do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2022 é o seguinte: a consulta pública começa hoje, dia 30 de março, e vai até 24 de abril. As inscrições vão de 30 de abril a 29 de junho, e a divulgação dos projetos selecionados será no dia 18 de agosto.
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