Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Num movimento de unificação, a ViacomCBS decidiu mudar seu nome para Paramount, como anunciaram Shari Redstone, presidente do conselho, e Bob Bakish, CEO e presidente da empresa, em um comunicado na terça-feira. E a mudança será imediata. No perfil do twitter da ViacomCBS, por exemplo, já se lê “Paramount” como nome de usuário.
Um dos motivos para a mudança, segundo Bakish, é que “ViacomCBS grita que somos duas companhias, e não somos. Somos uma só”, diz ele, que adiciona: “outro motivo, econômico, é que cada dólar gasto na ViacomCBS não tem benefício para o consumidor. Já na Paramount, o consumidor é beneficiado através da Paramount Plus e da Paramount Pictures.”
Paramount is the steward of over a century of cinematic excellence. It's also an idea: a promise to be the best. That's the idea that inspired us to bring together the best in entertainment and to define entertainment for generation after generation. pic.twitter.com/YmuAGANhYh
— Paramount (@paramountco) February 15, 2022
Viacom: uma companhia da Paramount
No memorando divulgado, diz-se também que “uma companhia global icônica merece um nome global icônico”. E os planos da empresa para sua expansão global são, definitivamente, robustos. A Paramount atualizou sua previsão de 65 milhões a 75 milhões para uma estimativa de 100 milhões de assinantes globais até 2024, ano em que a empresa planeja investir US$ 6 bilhões em conteúdo para streaming.
No fechamento do último trimestre, houve crescimento de 48% nas receitas de streaming, que atingiram US$ 1,32 bilhão, impulsionadas por séries como 1883, O dono de Kingstown, filmes como Clifford - O gigante cão vermelho, e a transmissão de partidas da NFL. O mercado esportivo, aliás, tem sido decisivo na guerra entre os serviços de streaming. No balanço, revelou-se que os assinantes da Paramount Plus já são 32,8 milhões globais. Somando com os da Showtime, são 56,1 milhões de assinantes de serviços SVOD da Paramount.
A companhia planeja, em um futuro próximo, ter todo o catálogo da Paramount Pictures indo para o Paramount Plus na primeira janela do cinema, além de aproveitar melhor os serviços já existentes. Bakish disse, por exemplo, que o serviço de streaming gratuito da ViacomCBS Pluto TV “é um dos ativos mais subvalorizados do planeta”, e nota que, no quarto trimestre, “vimos crescimento tanto no setor pago como no setor gratuito”. A Pluto TV tem, hoje, 64 milhões de usuários ativos.
O executivo reforçou o equilíbrio da Paramount, que possui bons serviços de assinatura (Paramount Plus, Showtime), bons serviços gratuitos suportados por anúncios (Pluto TV) e ainda um braço forte de conteúdos próprios (Paramount Pictures, MTV, CBS).
Quantidade de assinantes globais por serviço de streaming
A Netflix fechou o último trimestre contabilizando 221,8 milhões de assinantes, seguindo como a líder do segmento. O Disney + fechou com 129,8 milhões (contando Hulu e ESPN +, são 196,4 milhões), enquanto a Paramount Plus, como dissemos acima, contabilizou 32,8 milhões (contando Showtime e outros serviços OTT, são 56,1 milhões). A HBO Max, por sua vez, não faz distinção entre usuários ativos e aqueles que têm direito ao serviço por assinarem alguma operadora de TV a cabo. O número total de usuários que têm direito de usar a plataforma está, hoje, em 43,3 milhões. A Amazon faz parecido, pondo o Prime Video sob o guarda-chuva de sua assinatura Amazon Prime, que inclui outros benefícios. O último registro dá conta de que são mais de 200 milhões os assinantes do Amazon Prime no mundo.
© Filme B - Direitos reservados