Mercado espera que Oscar atraia público adulto às salas

Mercado espera que Oscar atraia público adulto às salas

Redação
28 jan 22

Os quase 10 mil integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood têm até a próxima terça-feira, 1º, para enviar as cédulas com suas escolhas para o Oscar 2022, cuja cerimônia está marcada para 27 de março. Desta vez, o mercado está com um olhar particularmente atento para os indicados. A lista de concorrentes vai dar não apenas visibilidade a filmes independentes e de arte, mas também incentivar a ida aos cinemas do público mais velho — justamente o grupo demográfico que tem apresentado mais resistência em voltar às salas no processo de retomada.

Não é à toa que quatro fortes candidatos ao maior prêmio do cinema estrearam agora no Brasil, a uma semana do anúncio dos indicados (8 de fevereiro). O beco do pesadelo (Disney), Spencer (Diamond/Galeria), Belle (Paris) e Summer of soul (Disney) estão em praticamente todas as listas de favoritos ao Oscar, entre categorias principais e técnicas. Ontem, O beco do pesadelo e Spencer venderam quase 5 mil ingressos cada, segundo dados do Filme B Box Office Brasil, mas os números podem aumentar com a exposição das indicações.

Divulgação
'Belfast', 'Licorice Pizza' e 'Spencer'

Entre casos recentes, o exemplo mais emblemático de como o Oscar impulsiona o desempenho nas bilheterias foi Parasita, o drama sul-coreano que fez quase 1 milhão de público durante uma longa carreira de mais de seis meses nos complexos, graças à vitória na premiação. No streaming, segundo dados da Nielsen, a comédia Não olhe para cima e o drama Ataque dos cães, ambos da Netflix, chegaram a liderar o ranking dos mais vistos na plataforma graças ao burburinho gerado pela temporada. 

Hoje, o público adolescente e jovem voltou em peso aos cinemas, vide o sucesso atual de Homem-Aranha - Sem volta para casa (Sony). Mas os mais velhos ainda estão receosos. Um dos favoritos ao Oscar, Amor sublime amor (Disney), de Steven Spielberg, foi vítima deste cenário. É consenso no setor que o avanço da vacinação é apenas um passo para revertê-lo: igualmente importante é estimular a mudança de hábito, colocando no mercado títulos que incentivem o retorno dos espectadores maduros. Produtos diversos — de Marighella (Dt/Paris) a 007 - Sem tempo para morrer (Paramount), passando por Duna (Warner) e Casa Gucci (Universal) cumpriram parte do papel, e o Oscar surge como um "empurrão" a mais.

Sindicatos dos produtores e diretores "esquentam" o Oscar

Dois importantes termômetros para o Oscar, o Sindicato dos Produtores (PGA, na sigla em inglês) e o Sindicato dos Diretores (DGA) revelaram ontem os indicados às suas premiações. Entre eles estão Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson, e Belfast, de Kenneth Branagh, que a Universal lança no Brasil em 17 de fevereiro e 10 de março, respectivamente. Ao longo de suas 32 edições, o PGA previu 22 vencedores do Oscar. Ambos os filmes também concorrem ao Sindicatos dos Atores (SAG), grupo que compõe a maior parte do júri da Academia. Em outras palavras, são títulos que merecem atenção dos exibidores nas próximas semanas.