Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O Festival de Cannes anunciou nesta quinta feira, dia 13, a lista oficial dos filmes que concorrerão à Palma de Ouro de sua 70ª edição. Entre os destaques estão Happy end, do austríaco Michael Haneke, duas vezes vencedor do prêmio principal, com A fita branca (2009) e Amor (2012); e O enganado, remake do clássico O estranho que nós amamos (1971), com direção de Sofia Copolla, e Nicole Kidman, Elle Fanning e Kirsten Dunst no elenco. O Brasil, que em 2016 brilhou com Aquarius, ficou de fora da competição.
A seleção é a menos badalada dos últimos anos e, pela primeira vez em muito tempo, não conta com a participação de estúdios de Hollywood. Por outro lado, a edição marca a volta de nomes fortes à Croisette: depois de Carol (2015), Todd Haynes participa agora com Sem fôlego, estrelado por Michelle Williams e Julianne Moore; e o grego Yorgos Lanthimos, do premiado The lobster (2015), apresenta The killing of a sacred deer, seu primeiro trabalho em solo americano, com Nicole Kidman, Collin Farrell e Alicia Silverstone.
Pela primeira vez, a Netflix participará da competição. Com direção do sul-coreano Bong Joon-ho, Okja traz Jake Gyllenhaal e Tilda Switon no elenco principal, e conta a história de uma garotinha que arrisca tudo para impedir que uma multinacional sequestre seu melhor amigo, uma criatura gigante chamada Okja. O novo longa de Noah Baumbach (Frances Ha),The Meyerowitz stories, com Adam Sandler e Emma Thompson, também leva a grife da plataforma de streaming.
Fora de competição, Nicole Kidman ainda poderá ser vista em How to talk with girls at parties, de John Cameron Mitchell, ao lado de Elle Fanning novamente. O line up também inclui longas do cineasta russo Andrey Zvyagintsev (Loveless); e do coreano Hong Sangsoo, que exibirá dois títulos, The day after e Claire’s camera, este com Isabelle Huppert (Elle).
Entre outras surpresas do evento estão uma instalação de realidade virtual criada pelo oscarizado Alejandro Iñárritu (Birdman; O regresso), e material inédito da nova temporada da série Twin Peaks, de David Lynch.
O Festival de Cannes acontece de 17 a 28 de maio, na França.
Confira abaixo a seleção do festival:
120 battements par minute, de Robin Campillo
O enganado, de Sofia Coppola
The day after, de Hong Sangsoo
A gentle creature, de Sergei Loznitsa
Good time, de Benny Safdie e Josh Safdie
Happy end, de Michael Haneke
In the fade, de Fatih Akin
Jupiter’s moon, de Kornél Mundruczó
The killing of a sacred deer, de Yorgos Lanthimos
L’amant double, de François Ozon
Le redoubtable, de Michel Hazanvicius
Loveless, de Andrey Zvyagintsev
The Meyerowitz stories, de Noah Baumbach
Okja, Bong Joon-Ho
Radiance, de Naomi Kawase
Rodin, de Jacques Doillon
Sem fôlego, de Todd Haynes
You were never really here, de Lynne Ramsay
Blade of the immortal, de Takashi Miike
How to talk to girls at parties, de John Cameron Mitchell
Visages, villages, de Agnès Varda e JR
Prayer before Dawn, de Jean-Stéphane Sauvaire
The merciless, de Byun Sung-Hyun
The villainess, de Jung Byung-Gil
Para ver as sessões especiais e a mostra Um Certo Olhar, acesse o site do Festival de Cannes.
© Filme B - Direitos reservados