Vazante ganha distribuição internacional

Vazante ganha distribuição internacional

Redação
01 fev 17

Imagem destaque

Divulgação

Vazante: fotografia em preto e branco e não atores

A Films Boutique, agente de vendas baseada na Alemanha, comprou os diretos de distribuição internacional de Vazante, drama histórico de Daniela Thomas que integra a mostra Panorama do Festival de Berlim deste ano. A companhia já adquiriu outros filmes brasileiros no passado, como Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro, que estreou nos Estados Unidos em 2014, pela distribuidora Strand Releasing, com o título The way he looks.

Ambientado em 1821, o filme é o primeiro longa solo de Daniela, que codirigiu com Walter Salles os filmes Terra estrangeira (1995), O primeiro dia (1998) e Linha de passe (2008) e assinou Insolação (2009) com Felipe Hirsh. A história se passa em uma fazenda de Minas Gerais. Forçado a viajar, um senhor de terra deixa para trás os escravos e a sobrinha da falecida mulher, de 12 anos, com quem se casou depois da morte dela.

Coprodução da Dezenove Som e Imagens, de Sara Silveira, com Portugal, o filme foi escrito por Daniela e Beto Amaral. Vazante tem fotografia em preto e branco, iluminada por velas, e traz um elenco que mistura atores como Juliana Carneiro da Cunha e Sandra Corveloni e não atores descendentes de quilombolas.

Herança negra em Berlim

O longa foi anunciado na seleção de Berlim em dezembro, dentro de uma seleção da Panorama dedicada à herança histórica negra, da qual também faz parte Eu não sou seu negro, que concorre ao Oscar de documentário. Vazante será distribuído no Brasil pela Europa Filmes, mas ainda não tem data de estreia prevista.

Além deste título, a Films Boutique tem em seu catálogo outro filme brasileiro nesta edição de Berlim: Joaquim, de Marcelo Gomes. A companhia também comercializou títulos nacionais como Tudo que aprendemos juntos, de Sergio Machado, e Califórnia, de Marina Person.