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Depois da parceria com a Netflix, a Marvel vai produzir com a canadense IMAX uma série para estrear nos cinemas americanos este ano, antes de seguir sua carreira na TV. Inhumans é um projeto que envolve três empresas: além do estúdio responsável por franquias dos quadrinhos como Vingadores e a companhia de telas gigantes, também integra a empreitada a rede ABC, que transmitirá o programa depois de seu lançamento no circuito cinematográfico.
Na família de personagens da Marvel, os Inhumans (Inumanos) são uma raça de descendentes de humanos modificados por alienígenas para ganharem superpoderes. Liderados por Raio Negro, eles já apareceram em várias HQs, desde 1965, quando foram incluídos como coadjuvantes do Quarteto Fantástico. Na TV, já fizeram uma participação na série Agentes da S.H.I.E.L.D (2013).
A estratégia de lançamento da série inaugura um novo filão para a Marvel, dona de franquias de sucesso no cinema, na TV tradicional e no streaming. Inhumans vai transcender plataformas: debuta em setembro nas salas de exibição, na forma de um compacto de 80 minutos de seus dois primeiros episódios, fica duas semanas em circuito, depois segue para a estreia na televisão.
Ainda não se sabe quantas das 1,2 mil salas IMAX do circuito americano exibirão a série, que começa a ser filmada entre março e abril. Está prevista também a estreia em outros territórios. Não há por enquanto, informações sobre elenco.
A companhia conhecida pelos grandes formatos de tela tem experimentado com lançamentos em múltiplas de plataformas, o que desperta resistência dos exibidores tradicionais. Em 2015, planejou uma estreia simultânea da continuação de O tigre e o dragão nos circuito e pelo streaming da Netflix, mas acabou voltando atrás por conta do boicote dos donos de cinemas. No mesmo ano, exibiu dois episódios da série da HBO Game of thrones em cerca de 200 complexos e arrecadou US$ 2 milhões.
No caso de Inhumans, a IMAX entrou também como financiadora do projeto, o que garante a ela participação na venda de ingressos e na renda de outras mídias. Segundo o CEO Richard Gelfond, a empresa desenvolve sua estratégia de TV há cerca de um ano. Outros projetos estão sendo negociados.
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