Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Neste início de ano, uma notícia agitou o mercado exibidor da Argentina. Dois dos maiores exibidores do país, a Cinemacenter e a Atlas Cines, anunciaram que firmaram um acordo para operar conjuntamente suas ações de programação, marketing e vendas corporativas. O acordo começou a valer no dia 1º de janeiro.
Juntos, os dois exibidores se tornam o circuito com maior presença pelo país, ocupando 18 cidades em 12 províncias, em um total de 117 salas. Enquanto a Atlas mantém seu circuito na capital e na região da Grande Buenos Aires, a Cinemacenter é conhecida por dominar o interior do país. A união representa agora 13% do circuito argentino, que fechou 2016 com 886 salas – 38 foram inauguradas no ano passado - e 12% do total de espectadores da Argentina.
"Estamos muito satisfeitos com este acordo e começamos os primeiros dias de gestão conjunta com muito boa recepção", afirmou o diretor da Cinemacenter, Esteban Sune.
Em número de salas, o líder argentino continua sendo o grupo Lumière, com 175 salas. Em segundo, aparece a Hoyts (108 salas) e em terceiro o Cinemark (76). Hoyts e Cinemark mantém acordo semelhante, unindo suas operações mas operando com marcas separadas. "Não temos nenhuma dúvida de que a sinergia entre as duas cadeias dará resultados muito satisfatórios para a indústria e para a experiência do cliente", disse o gerente-geral da Atlas Cines, Rolando Bevilacqua.
Os cinemas da Argentina venderam em 2016 cerca de 48,8 milhões de ingressos – uma queda de 2,65% em relação a 2015, ano que foi recorde em público desde a criação da contagem em 1997.
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