Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Três semanas depois de Rogue One, a Disney faz seu primeiro grande lançamento do ano com a animação Moana – Um mar de aventuras, principal estreia desta quinta-feira, dia 5, nos cinemas brasileiros. Dirigido por Ron Clements e John Musker, dos hoje clássicos Aladdin (1992) e A pequena sereia (1989), o filme conta a história da filha do chefe de uma tribo na Oceania que resolve visitar a ilha mítica onde viviam seus ancestrais. O filme ocupa 1,1 mil salas do país, incluindo 690 em 3D (mais de 60% do circuito), com cópias dubladas e legendadas.
Moana, que estreou no dia 23 de novembro nos EUA, segue em quarto lugar no ranking americano e já arrecadou US$ 214 milhões por lá, mais US$ 189 milhões em outros países.
Outro lançamento de peso é Passageiros (Sony), ficção científica que tem como protagonistas dois nomes em alta em Hollywood: Chris Pratt e Jennifer Lawrence. Eles são viajantes interplanetários que acordam antes da hora da hibernação e precisam evitar uma catástrofe. O circuito é de 650 salas, incluindo 3D e 4D.
Um exorcista que é capaz de entrar no subconsciente de uma mente possuída conhece alguém com a mesma capacidade enquanto cuida de seu próximo caso, um garoto de nove anos que está possuído. É o mote do terror Dominação (Playarte), que estreia em 196 salas pelo país, com Aaron Eckhart no papel principal.
Magia e efeitos
Embalado em uma atmosfera de fantasia e efeitos digitais, Sete minutos antes da meia-noite (Diamond) mostra um menino que busca ajuda em um monstro para lidar com o bullying e a doença da mãe. O longa entra em 50 salas. A direção é do espanhol J.A. Bayona (O impossível).
Circuito de festivais
Palma de Ouro no Festival de Cannes, o britânico Eu, Daniel Blake (Imovision), de Ken Loach, acompanha o drama de um marceneiro que sofre um ataque cardíaco e é obrigado a enfrentar a gigantesca burocracia do governo para conseguir sua assistência social. O filme estreia em 24 salas.
Em 23 salas, entra O apartamento (Pandora), novo longa do iraniano Asghar Farhadi, do premiado A separação. Desta vez, o drama acontece quando um casal de atores aluga um espaço para ensaiar a peça A morte do caixeiro viajante, de Arthur Miller. Um acontecimento inesperado tira tudo do prumo. O filme foi exibido no seleção principal de Cannes.
Em circuito limitado de duas salas, chega o português John from (Fênix). O roteiro conta a história de uma adolescente que se interessa por um vizinho bem mais velho e tenta atrair sua atenção. O filme ocupa o Cine Jóia Copacabana, no Rio, e o Cine Brasília, na capital federal.
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