Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Foram seis meses de planejamento, cem funcionários deslocados, seis dias de montagem e algumas toneladas de milho de pipoca para a Cinemark levantar do zero o maior e mais importante auditório da Comic Con Experience 2016. Tamanha operação, feita para funcionar apenas durante os quatro dias de evento, pode ser considerada a maior sala de cinema indoor da América Latina, com 3.300 lugares, tela de 20x9 metros e sistema de som e iluminação idênticos aos de megaeventos musicais. De 1º a 4 de dezembro, passaram por lá as principais atrações da CCXP – que este ano recebeu nada menos que 196 mil pessoas. Entre os convidados estavam astros, nacionais e internacionais, do cinema e da TV: de Renato Aragão, Tony Ramos e Marcelo Adnet a Vin Diesel (Velozes e furiosos), Milla Jovovich (Resident evil) e Neil Patrick Harris (How I met your mother).
Em entrevista ao Filme B, na Comic Con de São Paulo, a diretora de marketing da rede, Bettina Boklis, falou do compromisso da Cinemark com seu público e da importância de estar presente em um evento como esse. “A gente quer cada vez mais se conectar com o mundo geek e a cultura pop”, contou. “Sabemos que eles [o público da CCXP] são os nossos clientes, aqueles que frequentam os nossos cinemas, então a aderência é total”. Para ela, a decisão de apostar na Comic Con foi uma equação lógica: “A gente entendeu que esse investimento era importante, porque a Cinemark queria expandir a marca para fora dos seus cinemas, e com esse auditório acho que nós conseguimos”.
Lançamentos em primeira mão
Detentora do naming right do auditório principal da CCXP desde 2015, a Cinemark costuma preparar lançamentos exclusivos para o evento. Este ano foram os baldes de pipoca do filme Assassin’s creed e outro inspirado no novo filme da franquia Star wars, Rogue one, em formato de capacete de death trooper. “O público já vem esperando e a gente lança sempre aqui na Comic Con, quem quiser comprar nos cinemas ainda vai ter que aguardar mais uma semana”, contou. A empresa exibidora também espalhou quatro carrinhos de pipoca, refrigerante e produtos rede pela feira, além de um popcorn truck, utilizado recentemente em eventos como as Olimpíadas Rio 2016 e o Brasil Game Show. Segundo Bettina, o objetivo “é montar uma experiência completa de cinema e são elementos como esses que engrandecem a ação”.
Projeto de expansão
De 2015 para 2016, o aumento do Auditório Cinemark foi de quase mil lugares: de 2.400 para 3.300 cadeiras. O projeto para 2017 ainda não está decidido, mas Bettina não descarta que possa haver outra expansão. “Não duvido que no ano que vem eles digam pra gente que querem um auditório de 5 mil lugares, eles são megalomaníacos”, brinca. “É só olhar em volta, isso aqui é uma feira que está na terceira edição, mas parece que já tem pelo menos dez anos”.
Aniversário de 20 anos
No próximo ano, a Cinemark comemora duas décadas de operação no Brasil. De acordo com a diretora de marketing, uma campanha comemorativa, recheada de grandes ações, já está sendo planejada, “afinal de contas, 20 anos é um ciclo muito importante, principalmente com o crescimento contínuo que a Cinemark tem apresentado no Brasil”.
© Filme B - Direitos reservados