Filme da Amazon vence Prêmio da Crítica nos EUA

Filme da Amazon vence Prêmio da Crítica nos EUA

Redação
30 nov 16

Imagem destaque

Divulgação

Casey Affleck em Manchester à beira-mar

O National Board of Review, círculo nacional dos críticos dos EUA, anunciou na última terça a sua lista de melhores filmes do ano. É a primeira lista de vencedores a ser divulgada, como um dos termômetros para a próxima edição do Globo de Ouro e do Oscar.

A novidade é que o grande vencedor este ano não foi distribuído nos cinemas dos EUA por um dos grandes estúdios ou produtoras independentes de Hollywood, mas pelo Amazon Studios, ligada à plataforma de VOD que concorre com o Netflix nos EUA. Foi o drama Manchester à beira-mar, história de um tio que é obrigado a cuidar do sobrinho adolescente depois que o pai dele morre. O filme venceu em três categorias: melhor filme, ator (Casey Affleck, irmão de Ben Affleck) e ator revelação (Lucas Hedges). Exibido no último Festival do Rio, o filme estreia no Brasil no dia 12 de janeiro via Sony.

Moonlight, drama gay que é considerado forte candidato na corrida do Oscar, venceu em duas categorias: diretor para Barry Jenkins e atriz coadjuvante para Naomie Harris.

Favoritos de fora

Amy Adams foi escolhida melhor atriz do ano pela ficção científica A chegada, e Jeff Bridges melhor ator coadjuvante pelo drama A qualquer custo, que a California lança em 5 de janeiro. O iraniano O apartamento, de Asghar Farhadi (mesmo diretor de A separação), foi eleito melhor filme estrangeiro. A Pandora lança em 5 de janeiro.

Alguns filmes muito cotados para os prêmios da Academia em fevereiro saíram de mãos abanando entre os críticos, entre eles o musical La la land – Cantando estações e Jackie, em que Natalie Portman vive a ex-primeira-dama Jacqueline Onassis.

A coincidência entre os premiados do NBR e o Oscar é irregular. Em 2015, Mad Max – Estrada da fúria, melhor filme pelos críticos, foi indicado em dez categorias da Academia. Já em 2014, o drama O ano mais violento nem sequer foi indicado. Vencedores de outros anos do National Board incluem Ela (2013), A hora mais escura (2012), A invenção de Hugo Cabret (2011), A rede social (2010) e Amor sem escalas (2009).

Confira a lista completa dos vencedores no site do NBR.