Ação com Mark Wahlberg entra em circuito

Ação com Mark Wahlberg entra em circuito

Gustavo Leitão
09 nov 16

Imagem destaque

Divulgação

Wahlberg: heroísmo em plataforma de petróleo

Em um fim de semana sem a chegada de superblockbusters, a estreia mais ampla desta quinta-feira, dia 10, é Horizonte profundo – Desastre no Golfo (Paris), filme de ação com Mark Wahlberg. O longa, que abriu nos Estados Unidos em setembro, entra em 270 salas brasileiras. Baseado em um caso real, conta a luta de trabalhadores de uma plataforma de petróleo para escapar ilesos de um acidente.

A segunda maior estreia é nacional, o drama Pequeno segredo (Diamond Films), pré-candidato brasileiro ao Oscar, com um circuito de 236 salas. O filme de David Schürmann conta a história real da menina soropositiva adotada pela família de velejadores do diretor. Escolhido por uma comissão no Brasil, em um processo cercado de polêmicas, o longa espera conseguir uma vaga entre os concorrentes a melhor filme estrangeiro. A pré-lista, com nove títulos, sai em 17 de dezembro.

Pierce Brosnan e Snowden

Entra também, em 167 salas, o suspense Invasão de privacidade (Imagem), no qual Pierce Brosnan vive um milionário ameaçado por um estagiário de T.I. Já Snowden – Herói ou traidor (Disney) será exibido em 83 telas. O mais novo filme de Oliver Stone é uma biografia do analista de sistemas Edward Snowden, que virou o homem mais procurado dos EUA depois de denunciar um esquema de espionagem global do governo. Joseph Gordon-Levitt vive o delator desde seu alistamento nas forças armadas americanas.

Através da sombra (Europa), de Walter Lima Jr. (A ostra e o vento) desembarca em 22 salas. O suspense é baseado no clássico da literatura A volta do parafuso, de Henry James. Em um de seus últimos trabalhos, Domingos Montagner, morto em setembro, interpreta o tio de duas crianças órfãs em busca de uma professora para elas. A trama se passa em uma fazenda de café mal assombrada.

Controvérsia em filme histórico

O drama O plano de Maggie, com Greta Gerwig e Ethan Hawke, entra em 18 salas, enquanto o controverso O nascimento de uma nação (Fox) abre em 12. Referência ao clássico de D.W. Griffith, o filme passado no período pré-guerra civil americana mostra um levante de escravos. O lançamento do longa, grande promessa para festivais e premiações, foi tumultuado por uma antiga acusação de estupro contra seu diretor, o estreante Nate Parker, que também estrela a trama.

Entre os lançamentos limitados, entram o franco-marroquino Much loved (Imovision), em cinco salas (Brasília, São Paulo, Rio e Niterói); O ignorante (Supo Mungam), com Catherine Deneuve, em quatro (São Paulo, Porto Alegre e Vitória), e o drama dinamarquês Quanto o dia chegar (Califórnia), também em quatro (São Paulo e Rio).