CineBH anuncia programação

CineBH anuncia programação

Redação
07 out 16

Imagem destaque

Divulgação

Beduíno, de Julio Bressane: na seleção

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte anunciou a programação de sua décima edição, que será entre os dias 20 e 27 de outubro. A seleção mineira terá 57 filmes nacionais e internacionais. Entre os destaques, Beduíno, de Julio Bressane, Redemoinho, estreia no cinema do diretor de TV José Luiz Villamarim, e Rifle, de Davi Pretto (Castanha).

O tema desta edição, que tem curadoria de Francis Vogner e Pedro Butcher, é “O plano contra a imagem: cinema de resistência”. A ideia é mostrar como a democratização da produção provocada pela tecnologia trouxe para o cinema novas questões e exigências estéticas.

Além dos filmes brasileiros, estão na seleção estrangeiros como Hermia e Helena, do argentino Matias Piñeyro (Viola) e La última tierra, coprodução entre Paraguai, Holanda, Chile e Catar, com direção do paraguaio Pablo Lamar, que faz sua estreia em longa-metragem. O cinema português terá destaque com uma mostra dedicada a João César Monteiro (1939-2003), com oito longas, entre eles Branca de Neve (2000) e Recordações da casa amarela (1989).

Cinco espaços da capital mineira abrigarão as sessões: Cine Humberto Mauro, Cine 104, MIS Cine Santa Tereza, Sesc Palladium e Teatro Sesiminas. Este último será o palco da abertura da mostra, no dia 20, às 20h. A cerimônia terá a exibição do longa mineiro Elon não acredita na morte, de Ricardo Alves Jr, diretor do média Permanências (2010), selecionado para a Semana da Crítica de Cannes.

Mercado vai estimular coprodução

Voltado especialmente para o mercado, o 7th International Coproduction Meeting, parte da programação, vai promover encontros de investidores, produtores e cineastas. Estão confirmados 21 convidados internacionais de 12 países. A proposta é estimular a coprodução e circulação de filmes brasileiros no exterior.

Também haverá uma série de debates, estudos de caso e workshops. A participação do crítico italiano Adriano Aprà será um dos pontos altos. Ele vai ministrar três master classes combinadas a sessões de filmes clássicos, nos dias 21, 22 e 24. Serão exibidas Crisântemos tardios, de Kenji Mizoguchi, Gertrud, de Carl Theodor Dreyer, e O eclipse, de Michelangelo Antonioni. É preciso se inscrever para se candidatar a uma das 80 vagas.

No dia 24 de outubro, será anunciado o longa brasileiro em desenvolvimento premiado na categoria CineMundi. O escolhido por um júri de três profissionais da área vai ganhar o Trófeu Horizonte, além de materiais e serviços de parceiros do evento e uma vaga no Ventana Sur.

Confirma a programação completa no site www.cinebh.com.br