Festival do Rio divulga programação

Festival do Rio divulga programação

Redação
23 set 16

Imagem destaque

Capitão Fantástico, de Matt Ross

A organização do Festival do Rio divulgou nesta sexta sua programação completa, uma seleção de 250 filmes de mais de 60 países, com a presença habitual de destaques de festivais internacionais e pré-estreias aguardadas, além de algumas raridades. Os títulos irão ocupar 20 cinemas da cidade a partir de 6 de outubro, incluindo o Cine Roxy, onde acontecerá pela primeira vez as sessões de gala da Première Brasil, e o Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, palco das sessões hors concours, sede das sessões populares de filmes nacionais seguidas de bate-papo com elenco e equipe. O filme da noite de abertura ainda não foi divulgado.

Principal vitrine da programação, a mostra Panorama vem recheada de produções dedicadas a grandes diretores do cinema de autor, entre elas obras de Ken Loach (Eu, Daniel Blake, vencedor da Palma de Ouro em Cannes), Terrence Malick (Voyage of time), Olivier Assayas (Personal shopper, com Kristen Stewart), Wim Wender (Os belos dias de Aranjuez 3D). Os cineastas americanos Jim Jarmusch (Paterson e Gimme Danger), Matt Ross (Capitão Fantástico, com Viggo Mortensen) e Kelly Reichardt (Certas mulheres), a alemã Maren Ade (Toni Erdmann), o filipino Lav Diaz (A mulher que se foi, Leão de Ouro em Veneza) e o português João Pedro Rodrigues (O ornitólogo) também marcam presença.

+ Festival do Rio divulga lista da Première Brasil

Além das mostras já consagradas no calendário, como Expectativa, Première Latina, Midnight Movies e Midnight Docs, a edição deste ano terá sessões especiais dedicadas ao Cinema Novo e ao Cinema Marginal brasileiro, com clássicos de Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Lima Jr. e outros; e uma retrospectiva do Universo Monstro da Universal, com sete clássicos restaurados, produzidos pelo estúdio entre 1930 e 1954, incluindo Drácula, estrelado por Bela Lugosi, A nova de Frankenstein e O monstro da lagoa negra (em 3D).

Os críticos José Carlos Avellar, morto este ano, e Paulo Emílio Salles Gomes, cujo centenário de nascimento é celebrado neste ano, ganham homenagem com a exibição do clássico Ganga bruta (1933), do mineiro Humberto Mauro.

Em paralelo à programação acontecerá o RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, de 5 a 12 de outubro, com sede no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, situado no bairro do Flamengo, Zona Sul da cidade.

Confira a seleção completa de filmes no site do festival. O circuito completo e os horários serão anunciados em breve.