Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Boi neon, de Gabriel Mascaro, será o representante brasileiro na disputa por uma das quatro vagas finalistas na categoria de melhor filme Ibero-Americano do Prêmio Goya 2017. A lista dos concorrentes será anunciada até dezembro. A 31ª edição do prêmio, organizado pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, será em fevereiro de 2017.
Para concorrer a vaga, 17 filmes se inscreveram na Ancine. Além do selecionado, disputaram também títulos como O roubo da taça, de Caito Ortiz; Para minha amada morta, de Aly Muritiba; Califórnia, de Marina Person; Chatô, o Rei do Brasil, de Guilherme Fontes; e o representante brasileiro no Oscar, Pequeno segredo, de David Shurmann.
A comissão de seleção foi composta por profissionais da área indicados por entidades do setor audiovisual a partir de consulta realizada pela Ancine, incluindo nomes como Marilha Naccari Santos, indicada pelo Fórum dos Festivais; Suyene Correia Santos, pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema; e Bruno Torres Moraes, pela Academia Brasileira de Cinema.
O longa, uma coprodução Brasil-Uruguai-Holanda, já foi vendido para 20 países e entra em circuito esta semana na Espanha. No final de agosto foi publicado um comunicado oficial da equipe, tornando pública a decisão de não inscrever o título para a disputa pela vaga no Oscar.
© Filme B - Direitos reservados