Ruth de Souza é homenageada no CCBB de Brasília

Ruth de Souza é homenageada no CCBB de Brasília

Redação
01 ago 16

Imagem destaque

Acervo pessoal

Ruth de Souza: obra revisitada no CCBB de Brasília

Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a encenar um espetáculo no Theatro Municipal do Rio (O imperador Jones, de 1945), a protagonizar uma novela (A cabana de pai Tomás, de 1969) e a ser indicada para um prêmio internacional de cinema (O Leão de Ouro, no Festival de Veneza, por sua atuação no filme Sinhá moça, de 1953). Agora, aos 95 anos de idade, pela primeira vez, ela também terá sua obra revisitada no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, na mostra “Pérola Negra: Ruth de Souza”, que fica em cartaz de 3 a 29 de agosto. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Durante quatro semanas serão exibidas 25 produções estreladas por Ruth de Souza no cinema e na televisão, com destaque para a comédia Falta alguém no manicômio (1948), na qual a atriz fez sua estreia, e o drama Também somos irmãos (1949), seu primeiro trabalho ao lado do amigo Grande Othelo (1915-1993). Também serão exibidos os longas Assalto ao trem pagador (1962), em 35mm, e Sinhá moça (1953), que lhe rendeu fama internacional. Trabalhos mais recentes, como Filhas do vento (2005) e O vendedor de memórias (2015) completam o roteiro.

A mostra conta ainda com o debate “Ruth de Souza e o cinema brasileiro”, no dia 11 de agosto, às 20h, com a presença do curador Breno Lira Gomes; e com a masterclass “O negro no cinema brasileiro”, no dia 20 de agosto, às 18h, ministrada pelo pesquisador e professor Julio Claudio da Silva, autor do livro Uma estrela negra no teatro brasileiro. A entrada de ambos os eventos será gratuita, mediante distribuição limitada de senhas. Interessados deverão retirar senhas uma hora antes.

De Brasília, a programação viaja para o CCBB Rio de Janeiro, de 24 de agosto a 12 de setembro, e para o CCBB de São Paulo, de 16 a 28 de novembro.

Confira a programação completa no site do CCBB.