Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Wim Wenders, Emir Kusturica, Terrence Malick, Denis Villeneuve. A organização do Festival de Veneza revelou sua programação 2016, recheada de nomes novos e consagrados. A seleção, que concorre com Toronto pelos mais relevantes e oscarizáveis títulos da recente safra, terá como filme de abertura La la land, tributo aos musicais de Hollywood dirigido por Damien Chazelle (Whiplash – Em busca da perfeição). A edição deste ano será entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro.
Entre os 20 longas que disputarão o Leão de Ouro, estão títulos aguardados como Jackie, cinebiografia de Jackeline Kennedy protagonizada por Natalie Portman e assinada por Pablo Larrain; A chegada, ficção científica de Denis Villeneuve com Amy Adams e Jake Gyllenhaal; e Nocturnal animals, novo filme de Tom Ford (Direito de amar).
Depois de Pina, Wim Wenders volta a experimentar com o 3D no drama The beautiful days of Aranjuez. Terrence Malick apresenta o documentário para IMAX The voyage of time, cheio de imagens do espaço. Derek Cianfrance (Namorados para sempre, O lugar onde tudo termina) mostra A luz entre oceanos, ambientado na costa australiana, com Michael Fassbender e Alicia Vikander no elenco.
A 73ª edição do festival italiano também terá fortes pré-estreias fora de competição. Entre as mais esperadas está Hacksaw Ridge, novo longa dirigido por Mel Gibson, depois de um hiato de dez anos. O drama tem Andrew Garfield na pele de um médico que serviu ao exército americano durante a Segunda Guerra. A versão de Antoine Fuqua para Sete homens e um destino, com Chris Pratt e Denzel Washington, encerrará a programação, depois de ter sido exibida dois dias antes na seleção de Toronto.
Também fora da disputa, estão as sessões que prestam homenagem a Abbas Kiarostami e Michael Cimino, mortos recentemente. Para lembrar o diretor iraniano, serão exibidos o documentário 76 minutes and 15 seconds with Kiarostami e o curta inédito 24 frames. De Cimino, será mostrado O ano do dragão (1985), com Mickey Rourke, considerado por muitos um de seus melhores filmes.
Outra parada curiosa da programação será a exibição dos dois primeiros episódios de The young pope, série de TV com direção de Paolo Sorrentino (A grande beleza), em que Jude Law vive o fictício Papa Pio XIII. Outro evento especial será um debate com Chris Meledandri, CEO da Illumination, que vai mostrar material exclusivo de sua nova animação, Sing – Quem canta seus males espanta.
Confira a lista dos filmes em competição (a programação completa pode ser vista no site do festival).
COMPETIÇÃO
- The bad batch, de Ana Lily Amirpour (EUA)
- The beautiful days of Aranjuez, Wim Wenders (França, Alemanha)
- Brimstone, Martin Koolhoven (Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Suécia)
- A chegada, de Denis Villenueve (EUA)
- El ciudadano ilustre, de Mariano Cohn, Gaston Duprat (Argentina, Espanha)
- El Cristo ciego, de Christopher Murray (Chile, França)
- Frantz, de François Ozon (França)
- Jackie, Pablo Larrain (EUA, Chile)
- La la land, de Damien Chazelle (EUA)
- A luz entre oceanos, de Derek Cianfrance (EUA, Austrália, Nova Zelândia)
- Nocturnal animals, de Tom Ford (EUA)
- On the milky road, de Emir Kusturica (Sérvia, Reino Unido, EUA)
- Paradise, de Andrei Konchalovsky (Rússia, Alemanha)
- Piuma, de Roan Johnson (Itália)
- Questi giorni, de Giuseppe Piccioni (Itália)
- La region salvaje, de Amat Escalante (México)
- Spira Mirabilis, de Massimo D’Anolfi, Martina Parenti (Itália, Suíça)
- Une vie, de Stephan Brizé (França, Bélgica)
- Voyage of time, de Terrence Malick (EUA, Alemanha)
- The woman who left, de Lav Diaz (Filipinas)
© Filme B - Direitos reservados