Oscar dá um passo em direção à diversidade

Oscar dá um passo em direção à diversidade

Redação
30 jun 16

Imagem destaque

Divulgação

Chris Rock: piadas com campanha #OscarsSoWhite

Depois de dois anos de controvérsias, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood cumpriu sua promessa de aumentar a diversidade do seu corpo votante do Oscar. Entre os 683 membros convidados pela organização, anunciados nesta quarta-feira, dia 29, 41% são negros e 46%, mulheres. Estrangeiros também têm presença forte, incluindo brasileiros como a diretora Anna Muylaert e o produtor Rodrigo Teixeira.

O anúncio veio após a campanha #OscarsSoWhite ganhar força nas redes sociais no ano passado, reclamando da ausência de negros nas categorias principais. A pressão incluiu o boicote à cerimônia por parte de nomes como Spike Lee e Ava DuVernay e muitas ironias no discurso de apresentação de Chris Rock. Antes, a fraca presença de mulheres no páreo também tinha sido alvo de críticas.

A mobilização surtiu efeito e a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, que é negra, prometeu esforços para mudar a composição do júri, dominado por homens brancos de meia idade. Entre as medidas anunciadas no ano passado estava também a transição de alguns membros veteranos para a categoria “eméritos”, o que retiraria seu poder de voto.

A entrada dos novos membros já terá efeito no perfil dos votantes, embora não seja um salto drástico – hoje, mais de 6 mil profissionais da indústria compõem a Academia. A fatia de negros no total passa de 8% para 11%; entre as mulheres, a mudança é de 25% para 27%. Foi o maior número de convites já emitidos pela organização, superando os 322 de 2015. Segundo Isaacs, a intenção é duplicar a diversidade do entre os membros até 2020.

Estão na lista 283 convidados de fora dos Estados Unidos, distribuídos por 59 países. Além de Muylaert e Teixeira, o Brasil será representado também pelo diretor Alê Abreu (O menino e o mundo), o diretor de fotografia Lula Carvalho (Tropa de elite), os montadores Pedro Kos (A praça) e Affonso Gonçalves (Inverno da alma), os compositores Antonio Pinto (Central do Brasil) e Marcelo Zarvos (Atraídos pelo crime), a roteirista Vera Blasi (Sabor da paixão), o desenhista de story board Rodolfo Damaggio (Homem de Ferro) e o supervisor de animação Renato dos Anjos (Zootopia).