Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Após um período de negociações entre a DreamWorks Animations e a Comcast, o estúdio de animação foi finalmente vendido para a NBCUniversal, subsidiária do conglomerado. A aquisição foi no valor US$ 3,8 bilhões em dinheiro, sendo seu valor patrimonial US$ 4,1 bilhões, incluído dívidas. A venda provocou uma alta nas ações do estúdio de quase 25% após seu anúncio. A DreamWorks Animations será parte do NBCUniversal’s Universal Filmed Entertainment Group.
A compra coloca a Comcast no páreo com concorrentes como a Disney, Time Warner e Viacom pelo público infantil e familiar. Colaborando com a Illumination, braço de animação da empresa, o estúdio pode lançar pelo menos quatro animações por ano, desafiando a Disney no mercado de animações. O conglomerado espera também que a inserção dos personagens originais da DreamWorks Animation nos parques temáticos, programas de TV e outros merchandisings da empresa ajude-os a crescer ainda mais.
A negociação marca uma nova fase para o estúdio independente de animação, que vinha oscilando no mercado a cada lançamento, trazendo a perspectiva de participar de uma empresa maior e, com isso, ter acesso a melhores recursos para suas produções.
Jeffrey Katzenberg, CEO da DreamWorks Animation, ocupará o cargo de presidente da DreamWorks Animation New Media e, segundo a NBCUniversal, a marca do estúdio permanecerá intacta.
O acordo deve ser finalizado até o fim do ano. A integração das duas empresas pode levar alguns anos para se consolidar, já que Dreamworks ainda tem um acordo de distribuição com a Fox válido até 2017.
© Filme B - Direitos reservados