É Tudo Verdade divulga vencedores

É Tudo Verdade divulga vencedores

Redação
18 abr 16

Imagem destaque

Divulgação

O futebol foi um dos vencedores da 21ª edição do festival

O longa O futebol, de Sergio Oksman, sobre a retomada da relação entre um pai e um filho durante a Copa de 2014 após 20 anos afastados, foi o grande vencedor brasileiro do 21º É tudo verdade, maior festival de documentários do país, que fez sua premiação no último sábado.

Na competição nacional, Abissal, de Arthur Leite, ficou com o prêmio de melhor curta. Já na competição internacional, o holandês Um caso de família, de Tom Fassaert, ficou com o prêmio de melhor longa. O documentário aborda a relação de um homem e sua avó paterna, figura construída a partir da visão negativa de seu pai. O francês A visita, de Pippo Delbono, faturou o prêmio de melhor curta internacional.

As premiações paralelas (Prêmio Canal Brasil de Curtas, Prêmio ABRACCINE, Prêmio ABD São Paulo de Melhor Curta-metragem Brasileiro e Prêmio Mistika) recompensaram Praça de guerra, de Edi Junior, O futebol e Abissal.

O júri internacional foi composto pela consultora de documentários e produtora Catherine Olsen; pela jornalista e documentarista brasileira Dorrit Harazim; e pelo cineasta russo Sergey Miroshnichenko. O júri nacional foi formado pelo cineasta e professor José Mariani; a montadora e documentarista Karen Harley; e o cineasta e crítico de cinema Ricardo Calil.

A programação do É Tudo Verdade terminou no Rio e em São Paulo no último domingo, mas chega a novas cidades nos próximos dias: Santos de 20 a 24 de abril, Recife de 22 a 26 de abril, Belo Horizonte de 28 de abril a 1º de maio, e Brasília de 5 a 8 de maio.