Pesquisa revela perfil do consumidor de cultura pop

Pesquisa revela perfil do consumidor de cultura pop

Redação
14 dez 15

Imagem destaque

Divulgação

Mad Max: para os entrevistados, o melhor filme do ano

O Grupo Omelete, que organiza a Comic Con Experience, acaba de divulgar a 3ª edição da pesquisa “Quem é o fã de cultura pop no Brasil?”, que revela os hábitos de consumo desse público. Os dados de cerca de 14 mil pessoas foram coletados entre os meses de setembro e outubro, e apontaram para o seguinte perfil: homem (70%); solteiro (80%); idade média de 25,5 anos; morador da região Sudeste (69,1%); ensino superior completo (53%); hiperconectado (95% fazem compras pela web; 95% possuem smartphones; 37% posuem tablet); renda familiar média de três a seis salários (30%).

O relatório também comprovou a popularidade das plataformas de streaming, que ultrapassaram a TV a cabo como a maneira preferida de assistir a filmes. Na classificação geral, porém, o cinema abriu em primeiro, com 66%, seguido do streaming (21%) e da TV a cabo (3%). Netflix e YouTube são os streamings mais usados (83% e 70%, respectivamente). O agora extinto (e pirata) Popcorn Time aparece em terceiro, com 25%. Vale lembrar que em 2014, quando foi realizada a segunda edição da pesquisa, 32% dos entrevistados não utilizavam nenhum serviço desse tipo.

Confira outras curiosidades apontadas pela pesquisa:

  • A série Demolidor (Marvel/Netflix) foi a mais vista pelos participantes da pesquisa, ultrapassando Game of thrones, vencedora nos últimos dois anos;
  • Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) é o ator predileto, enquanto Scarlett Johansson (a Viúva Negra) é a atriz preferida – reflexo direto do sucesso da Marvel. Apesar disso, o Batman aparece no topo como o super-herói mais amado, o mesmo resultado do ano passado.
  • O filme citado como “O melhor dos de todos os tempos” foi Star Wars – Episódio V: O Império contra ataca, e o melhor dos últimos 12 meses foi Mad Max: Estrada da Fúria, seguido, sem surpresa, de Avengers: Era de Ultron.
  • As marcas mais amadas pelos respondentes continuam sendo Marvel, Disney, Google, DC Comics e Apple – sem mudanças em relação a 2014.
  • WhatsApp e Facebook são as redes sociais mais usadas, seguidas de YouTube, Instagram, Twitter e Snapchat – esse último em posição de destaque (com 26% da citações como “uso todos os dias”), considerando que essa rede social praticamente nem existia ano passado.
  • Warner e HBO são os canais prediletos entre todos os abertos e fechados da TV (59% e 53%). SBT aparece na frente da Globo (10% e 8%), mas o programa Masterchef foi eleito o predileto, seguido de The Noite.