Rio faz primeira mostra de cinema de arquivo

Rio faz primeira mostra de cinema de arquivo

Redação
04 nov 15

Imagem destaque

Cena de Elena, de Petra Costa

Entre os dias 9 e 13 de novembro, acontece no Rio a 1ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O evento é realizado pelo Arquivo Nacional em parceria com a Universo Produção e vai exibir 50 filmes nacionais e estrangeiros, entre longas, médias e curtas. O evento tem como eixo filmes que se utilizam de material de arquivo.

O festival conta com seis mostras temáticas, como Rio em Movimento e Mostra Competitiva, oficinas, exposições e debates voltados para a memória e história do cinema brasileiro, preservação e acesso aos arquivos audiovisuais. A noite de abertura terá a presença da atriz, produtora e diretora Carmen Santos e do diretor Jurandyr Noronha, homenageados pelo evento. Serão os exibidos os curtas Inconfidência mineira: Sua produção, com direção de Jurandyr; o episódio sobre Carmen da série Mulheres no cinema, com direção de Lúcia Murat, sobre Carmen; e Família movie, de Ana Moreira.

A Mostra Competitiva terá na programação 20 filmes, entre eles Verão da Lata, de Tocha Alves e Haná Vaisman; Mário Lago, de Marco Abujamra e Markão Oliveira; e Elena, de Petra Costa. Os vencedores de melhor filme nas categorias longa, média e curta-metragem serão contemplados com até 10 minutos de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional.

As sessões acontecem no Arquivo Nacional, no Espaço BNDES e no Cine Arte UFF, em Niterói e tem entrada gratuita. Para ver a programação completa do evento, acesse o site do Arquivo em Cartaz.