Terror e suspense dividem circuito americano

Terror e suspense dividem circuito americano

Thayz Guimarães
14 out 15

Imagem destaque

Divulgação

Mia Wasikowska e Tom Hiddleston: A colina escarlate

Goosebumps – Monstros e arrepios (Sony/Columbia) é estreia mais ampla desta semana nos Estados Unidos. Inspirado na famosa série literária de R. L. Stine, o longa de US$ 58 milhões será exibido em mais de 3,3 mil cinemas, e a projeção é de que alcance cerca de US$ 20 milhões a US$ 24 milhões no primeiro fim de semana. Na história, Jack Black (Escola de rock) encara o papel do autor Robert Lawerence Stine, que mantém os monstros e fantasmas de sua história trancados em seus manuscritos. Ele só não esperava que seu novo vizinho, por descuido, fosse libertá-los. Monstros e arrepios estreia no Brasil em 22 de outubro, com distribuição da Sony.

O thriller Ponte dos espiões (Buena Vista), de Steven Spielberg, vem logo na sequência, com lançamento previsto em mais de 2,8 mil cinemas e estimativa de renda, segundo especialistas, entre US$ 16 milhões e US$ 17 milhões, de sexta a domingo. Ambientado na Guerra Fria, Bridge of spies (no original) leva a assinatura dos irmãos Ethan e Joel Coen no roteiro, e traz Tom Hanks como um advogado especializado em seguros que precisará defender um espião russo capturado pelos americanos. Com orçamento de US$ 40 milhões, o filme deve chegar ao circuito brasileiro em de 22 de outubro, via Fox.

A colina escarlate (Universal), de Guillermo del Toro (O labirinto do fauno), também poderá ser visto em mais de 2,8 mil complexos a partir de sexta-feira, dia 16. Em um mix de fantasia, drama e terror, Mia Wasikowska, Tom Hiddleston e Jessica Chastain mantém uma conturbada relação uma mansão cercada de mistérios, alguns bastante sanguinolentos – talvez por isso, o filme tenha sido classificado como restrito para menores de 17 anos desacompanhados dos pais, nos EUA. Crimson Peak (no orinal) foi orçado em US$ 55 milhões e deve conseguir cerca de US$ 14 milhões ou US$ 15 milhões em sua abertura doméstica. Paralelamente, o filme estreia no Brasil, via Universal, e em mais 52 mercados.

Ainda entre as estreias amplas da semana, Woodlawn (Pure Flix) chama a atenção para um nicho que cresce a cada dia entre os americanos: o de filmes baseados na fé. O circuito de mais de 1,5 mil cinemas vem na esteira do recente e inesperado sucesso de War room (TriStar), que fez US$ 63,8 milhões de bilheteria e abriu em segundo lugar. Woodlaw tem como centro um jovem negro, jogador de futebol americano, e a previsão é de que chegue aos US$ 4 milhões nos três primeiros dias, de acordo com especialistas.

Beasts of no nation, produção da Netflix com direção de Cary Fukunaga (True detective), fará sua estreia simultânea em cinemas limitados e em streaming nesta sexta, com expectativa de indicações ao Oscar, mesmo com o lançamento heterodoxo, que subverte a tradição das janelas da indústria. O circuito não foi divulgado.