Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo divulgou sua programação, que acontece este ano de 22 de outubro a 4 de novembro na capital paulista.
O festival vai exibir em première nacional vários filmes premiados em festivais internacionais, como o francês Dheepan, Palma de Ouro em Cannes; o húngaro Son of Saul, Grande Prêmio do Júri em Cannes e um dos favoritos ao Oscar de filme estrangeiro; o venezuelano Desde allá, Leão de Ouro em Veneza; e o colombiano A terra e a sombra, prêmio Caméra d’Or de melhor filme de estreante em Cannes.
Outros destaques são a trilogia As mil e uma noites, do português Miguel Gomes, que virá ao festival; o americano Mistress America, de Noah Baumbach; e Remember, do canadense Atom Egoyan, elogiado em Veneza.
Scorsese e os nórdicos
As duas grandes retrospectivas do ano são dedicadas à Film Foundation, fundação de Martin Scorsese dedicada a restauração de filmes antigos, como o brasileiro Limite (1931), de Mário Peixoto, e Rashomon (1950), de Kurosawa; e ao italiano Mario Monicelli, com a exibição de cinco clássicos restaurados, entre eles Casanova 70’ (1965).
O Foco Nórdico vai reunir longas recentes da Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia, entre eles o islandês A ovelha negra, vencedor da mostra Un Certain Regard em Cannes e indicado do país ao Oscar.
A abertura será com o novo filme de Hector Babenco, Meu amigo hindu, estrelado por Willem Dafoe. O encerramento será com o espanhol Um dia perfeito, de Fernando León de Aranoa, com Benicio del Toro e Tim Robbins.
Confira a lista completa de filmes confirmados no site da Mostra.
© Filme B - Direitos reservados