Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A 14ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro divulgou os indicados de suas 26 categorias, escolhidos por membros da Academia Brasileira de Cinema. Getúlio, dirigido por João Jardim, lidera a disputa com 14 indicações, incluindo a de melhor longa-metragem de ficção e melhor direção. Também concorrem na categoria mais aguardada do evento O lobo atrás da porta; Hoje eu quero voltar sozinho; Praia do futuro; e Tim Maia. O público poderá eleger o seu preferido em três categorias (melhor longa-metragem ficção, melhor documentário e melhor filme estrangeiro), até o dia 31 de agosto, através do site da Academia. A cerimônia de premiação será realizada no dia 1º de setembro, no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - Cine Odeon, no Rio.
Na categoria de melhor documentário, competem A farra do Circo; Dominguinhos; Brincante; Olho nu; e Tim Lopes – História de Arcanjo. Entre os diretores indicados estão Carolina Jabor (Boa sorte); Fernando Coimbra (O lobo atrás da porta); João Jardim (Getúlio); Karim Aïnouz (Praia do Futuro); e Daniel Ribeiro (Hoje eu quero voltar sozinho). O lobo atrás da porta recebeu 12 indicações, seguido de Tim Maia e Irmã Dulce, com dez indicações cada.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro também contempla as comédias nacionais com uma categoria exclusiva. Na disputa estão Confissões de adolescentes, de Daniel Filho e Cris D’amato; O candidato honesto, de Roberto Santucci; Os homens são de marte... E é pra lá que eu vou, de Marcus Baldini; Julio Sumiu, de Roberto Berliner; e S.O.S. Mulheres ao mar, de Cris D’amato.
Para quem não viu ainda os filmes selecionados, ou deseja revê-los, haverá novas sessões a partir de 20 de agosto, em cinco salas do Rio: Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (R$ 12) e Departamento de Cinema da UFF (R$ 1), além da Biblioteca Parque de Manguinhos, Biblioteca Parque Estadual e Unicine - Núcleo de Cinema Estácio de Sá, com sessões gratuitas.
Confira a lista completa dos indicados no site da Academia Brasileira de Cinema.
Melhor longa-metragem de ficção
Melhor longa-metragem documentário
Melhor direção
© Filme B - Direitos reservados