Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Evento que coloca em debate a preservação audiovisual, a pesquisa histórica e a educação, a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) anunciou a programação de sua décima edição, que tem como enfoque temático a participação do negro no cinema brasileiro.
De 17 a 22 de junho, serão exibidos na cidade histórica mineira 105 filmes – entre longas, médias e curtas – em pré-estréias e retrospectivas, além de atividades paralelas, como oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, homenagens e atrações artísticas. O evento acontece no Cine Vila Rica (500 lugares), no Centro de Artes e Convenções (510 lugares) e na Praça Tiradentes (mil lugares). A entrada é franca.
Entre os títulos selecionados, o destaque vai para as produções históricas ligadas ao tema "o negro em movimento". O mote estará representando na abertura do evento, com a exibição do longa A rainha diaba (1974). Também fazem parte do roteiro o curta-metragem Alma no olho (1973) e os longas Também somos irmãos (1949), Ganga Zumba (1964), A negação do Brasil (2000), ÔrÉ (1989) e Branco sai, preto fica (2014).
Outros títulos confirmados são os longas My name is now, Elza Soares, de Elizabete Martins Campos, A Paixão de JL, de Carlos Nader, e Retratos de Identificação, de Anita Leandro Neste ano, o festival homenageia o ator Milton Gonçalves, a conservadora audiovisual Fernanda Coelho e o CINEDUC – Cinema e Educação, entidade sem fins lucrativos fundada no Rio em 1970.
Mais detalhes, horários e programação completa no site www.cineop.com.br.
© Filme B - Direitos reservados