Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O chefe de criação da Pixar, John Lasseter, subiu ao palco do Festival de Cannes nesta quarta-feira, dia 20, para adiantar detalhes de algumas das aguardadas animações do estúdio, que pertence à Disney. Em uma detalhada apresentação que durou cerca de duas horas, Lasseter revelou novas imagens e vídeos e um pouco da trama de Procurando Dory, a continuação do clássico Procurando Nemo, e de Moana, filme da nova princesa da Disney.
A história de Procurando Dory (Finding Dory), da Pixar, transcorre apenas seis meses após os acontecimentos do filme original. Agora, Dory e Nemo se unem novamente em uma aventura em busca da família da protagonista. Já Moana parece seguir o estilo da Pequena Sereia e de Pocahontas. A história se passa há dois mil anos e gira em torno da princesa polinésia, uma das raras protagonistas não brancas dos estúdios (característica que vem sendo cada vez mais priorizada pela Disney/Pixar, de acordo com Lasseter). O diretor criativo contou que membros da equipe do filme foram até o Pacífico Sul para pesquisar sobre os costumes e tradições da região.
Lasseter falou durante a apresentação que a Pixar lançará pela primeira vez dois filmes no mesmo ano nos Estados Unidos: Divertida mente, que ganhou exibição no começo dessa semana fora de competição em Cannes, e The good dinosaur. Esta última animação, que será lançada nos EUA em novembro, narra a jornada de um dinossauro que, após perder o pai em um trágico acidente, vaga por uma terra distante. Enquanto ele tenta voltar para casa, acaba surgindo uma amizade inusitada com um humano. No Brasil, a animação só chega em janeiro de 2016.
Outro filme citado por Lasseter durante a apresentação em Cannes foi Toy Story 4. Apesar de não ter mostrado nenhum vídeo da sequência de animação dos bonecos que ganham vida, ele afirmou estar muito entusiasmado em estar à frente da direção novamente. Ele disse que ainda estão nas primeiras etapas da produção e que o filme não será uma continuação dos outros três da franquia, mas um novo capítulo no mundo de Toy Story.
Por fim, Lasseter falou também de Zootopia, em que o cineasta descreveu como “clássico da Disney”. Na trama, que se passa na cidade Zootopia, não existem humanos, e todos os personagens são animais que agem como humanos. Estes animais são divididos em classes, gerando preconceitos entre os habitantes.
© Filme B - Direitos reservados