CCBB promove mostra sobre o Dogma 95

CCBB promove mostra sobre o Dogma 95

Redação
05 mai 15

Imagem destaque

Cena de 'Os idiotas' (1998), de Lars Von Trier.

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir de maio, uma mostra com 16 longas, de dez diretores de diferentes nacionalidades, que seguiram as regras técnicas e éticas do Dogma 95. Em manifesto criado há exatamente duas décadas, os diretores dinamarqueses Lars Von Trier (Ninfomaníaca, Anticristo) e Thomas Vinterberg (Festa de família, Dogma do amor) partiram em defesa de um cinema mais urgente e menos industrial, dando início ao polêmico movimento. Com curadoria de Julio Bezerra, a mostra será realizada primeiro no CCBB do Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 18 de maio, seguindo para Brasília, de 3 a 15 de junho, e em São Paulo, de 2 a 14 de setembro.

Com foco sobretudo na obra dos três cineastas mais famosos do Dogma 95 (Lars Von Trier, Thomas Vinterberg e Susanne Bier), a mostra exibirá cada filme pelo menos duas vezes, desde as obras mais clássicas do movimento até os menos conhecidos no cenário internacional. Junto com a mostra, há o lançamento de um catálogo com críticas inéditas e traduções de textos célebres. Além disso, será promovido um debate no dia 14 de maio, com nomes a definir.

Para conferir a programação completa dos filmes que serão exibidos no Rio de Janeiro, acesse o o site do CCBB. O centro cultural fica localizado na rua Primeiro de Março, 66, no Centro. Os ingressos custam R$ 4.