Alê Abreu

Pablo Pax

Ajude-nos a atualizar seu perfil.
Envie suas informações para quemequem@filmeb.com.br

Atividade: 
Animação, Diretor

Nascido em São Paulo em 1971, desde muito jovem se dedica à animação. Formado em Comunicação Social em 1992, logo começou a dirigir seus primeiros curtas-metragens, como Espantalho (1993), vencedor de 12 prêmios, entre eles o de melhor animação nacional do AnimaMundi 98 no Rio de Janeiro e em São Paulo. Realizou ainda importantes trabalhos para publicidade e várias ilustrações para revistas e livros como, por exemplo, para As cocadas de Cora Coralina, e O menino que espiava prá dentro, de Ana Maria Machado. Em 2007, estreou no AnimaMundi seu primeiro longa-metragem, Garoto Cósmico. É membro-fundador da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB) e membro da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Em 2014, seu longa O menino e o mundo (2013) recebeu o Crystal Awards – prêmio máximo no mais importante festival de animação do mundo, o Festival de Annecy, na França, e em 2016, concorreu ao Oscar de melhor longa-metragem de animação. O seu próximo longa será Viajantes do bosque encantado, que não tem ainda previsão de estreia. 

Contato: aleabreu@aleabreu.com.br

Filmografia selecionada:
 

  • O menino e o mundo (2013). Prêmio Crystal Awards pelo júri oficial e popular no festival de Annecy, na França. Prêmio de melhor longa de animação e longa infantil no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015. Indicado ao Oscar de melhor longa-metragem de animação em 2016.
  • Cuca no jardim (2011)
  • Garoto Cósmico (2007). Prêmio de melhor filme de animação pela Academia Brasileira de Cinema.
  • Passo (2007). Melhor curta no Festival de Cinema de Ribeirão Preto, em 2007.
  • Espantalho (1993). Curta-metragem. Prêmio de melhor animação nacional do AnimaMundi 98 no Rio de Janeiro e em São Paulo.
  • Sírius (1993). Curta-metragem. Prêmio de melhor animação de curta-metragem no Festival Internacional de Cine para niños y jovénes do Uruguai.