Anúncio

Danado de bom vence 20ª edição do Cine PE

Danado de bom vence 20ª edição do Cine PE

Thayz Guimarães
09 mai 16

Imagem destaque

Daniela Nader

Vencedores do 20° Cine PE, no Cine São Luiz

A 20ª edição do Cine PE chegou ao fim na noite de domingo, 8, consagrando o documentário pernambucano Danado de bom com quatro troféus Calunga: melhor filme, fotografia, montagem e edição de som. Primeiro longa da diretora Deby Brennand, o filme acompanha o Mestre João Silva (1935-2013), grande compositor e parceiro de Luiz Gonzaga, em uma viagem pelo sertão até sua terra natal, Arcoverde, em Pernambuco.

Já o Prêmio Especial do Júri para conjunto da obra e contribuição ao cinema nacional foi para o cineasta carioca Luiz Rosemberg Filho, que participou do festival com Guerra do Paraguay. Por trás do céu, de Caio Sóh, recebeu cinco Calungas, incluindo a de melhor filme do júri popular. 

Na mostra de curtas nacionais, o prêmio coube à Redemunho, de Marcélia Cartaxo, da Paraíba. Maria, de Carol Correia, venceu como melhor curta pernambucano. O Canal Brasil também elegeu como melhor curta o filme de Marcélia, que receberá, além do troféu, R$ 15 mil e será exibido na grade de programação do canal. 

O júri oficial do Cine PE foi formado por João Batista de Andrade (diretor e produtor - SP), Guilherme Fiuza (diretor e produtor - MG), Angelisa Stein (produtora - RS), Odilon Wagner (ator - SP) e Ingra Liberato (atriz - BA).

A lista completa dos títulos vencedores está disponível no site do Cine PE.